Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Governo alemão prevê 20 mil infeções diárias até final da semana

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 11.409 novos casos de covid-19, mas, de acordo com o ministro da Economia, Peter Altmaier, 20.000 novos contágios diários são esperados até ao final desta semana.

Governo alemão prevê 20 mil infeções diárias até final da semana
Notícias ao Minuto

12:06 - 27/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Estamos a lidar com um crescimento exponencial", referiu Altmaier, sublinhando que os números atuais eram completamente inimagináveis há três semanas.

Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), a Alemanha contabiliza, desde o início da pandemia de covid-19, um total de 449.275 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 326.700 já foram considerados curados.

O total de vítimas mortais atribuídas á covid-19 é de 10.098, uma subida de 42 em relação ao dia anterior.

Há, nesta altura, um segundo distrito alemão em confinamento, na região da Baviera, a maior da Alemanha e a segunda com o maior número de casos de covid-19.

Rottal-Inn soma-se a Berchtesgaden, impondo restrições como o encerramento de escolas e jardins-de-infância, e cancelando todos os eventos programados. Os habitantes estão também proibidos de abandonar as suas casas, exceto por razões de força maior, como idas ao supermercado ou ao médico.

Os hospitais e unidades de cuidados intensivos na Alemanha estão novamente a encher-se, levando já a chanceler Angela Merkel a expressar uma grande preocupação com o desenvolvimento da situação no país.

Nas últimas duas semanas, o número de pacientes nos cuidados intensivos duplicou e a falta de profissionais de saúde no atendimento está a revelar-se um dos maiores problemas.

Em declarações hoje ao grupo de comunicação "Funke", Uwe Janssens, presidente da Associação Interdisciplinar alemã de Cuidados Intensivos e Medicina de Urgência salientou que há "uma falta de pessoal dramática".

Para esta quarta-feira, está marcada uma nova reunião com a líder do executivo e os primeiros-ministros dos dezasseis estados federados, na qual são esperadas novas medidas de contenção.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.343 pessoas dos 121.133 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório