Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Israel ataca alvos do Hamas em resposta a lançamento de mísseis

O exército israelita bombardeou hoje alvos do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de dois mísseis, na noite de quinta-feira.

Israel ataca alvos do Hamas em resposta a lançamento de mísseis
Notícias ao Minuto

07:57 - 23/10/20 por Lusa

Mundo Israel

Segundo um comunicado do Exército israelita, citado pela agência de notícias espanhola Efe, o ataque foi realizado por aviões de combate, atingindo locais de fabrico de armas e infraestruturas subterrâneas pertencentes ao Hamas, que controla o enclave desde 2007, quando começou o bloqueio de Israel.

O disparo de dois mísseis a partir da Faixa de Gaza desencadeou os alarmes de ataques aéreos na cidade israelita de Ashkelon, a norte do enclave.

Um dos projéteis foi intercetado pelo sistema antimíssil israelita Iron Dome (Cúpula de Ferro), enquanto o outro atingiu uma zona despovoada, não causando danos.

Este foi o segundo incidente deste tipo registado esta semana, após o disparo de mísseis na terça-feira, a partir da Faixa de Gaza, com Israel a bombardear o território em retaliação.

O aumento da tensão na fronteira pôs fim a quase dois meses de relativa calma, coincidindo com o anúncio, na terça-feira, da descoberta de um túnel subterrâneo entre Gaza e o território israelita.

Um porta-voz militar não adiantou que organização construiu o túnel, mas considerou responsável o Hamas, classificado como grupo terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, entre outros.

Durante as últimas semanas, os 'media' locais noticiaram uma negociação indireta entre Israel e o Hamas para garantir um período um período de calma na zona fronteiriça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório