Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Surto de uma forma de poliomielite surgiu no Sudão do Sul

Um novo surto de uma forma de poliomielite surgiu no Sudão do Sul, disseram hoje as autoridades sanitárias do país, depois de declararem que o "poliovírus selvagem" (WPV) que causa a doença tinha sido erradicado.

Surto de uma forma de poliomielite surgiu no Sudão do Sul
Notícias ao Minuto

20:40 - 22/10/20 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

Quinze casos de "pólio derivada de vacinas" foram detetados no noroeste do país, mas "o Ministério da Saúde e os seus parceiros estão a trabalhar nisso", afirmou aos jornalistas o diretor dos serviços de prevenção daquele ministério do Sudão do Sul, John Pasquale Romunu, citado pela agência de notícias francesa France-Presse (AFP).

"Penso que [o surto] está sob controlo", disse o responsável.

Estes "poliovírus circulantes derivados de vacinas" são distintos dos poliovírus "selvagens", os agentes patogénicos originais da doença agora erradicados do continente africano e encontrados apenas no Afeganistão e Paquistão.

A 25 de agosto, o Sudão do Sul foi um dos últimos países africanos a receber a confirmação de que o poliovírus "selvagem" tinha sido erradicado do seu território, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar oficialmente a erradicação total da poliomielite em África.

Mas alguns dias depois, a poliomielite ressurgiu no Sudão após ter sido erradicada durante mais de uma década, de acordo com a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório