Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 17º

Edição

Mais de mil imigrantes pernoitam em acampamento na Gran Canária

Mais de um milhar de imigrantes africanos que chegaram nos últimos dias à ilha Gran Canária (Espanha) vão pernoitar hoje num acampamento de emergência no cais Arguineguín, informou a Cruz Vermelha.

Mais de mil imigrantes pernoitam em acampamento na Gran Canária

Nas tendas de campanha instaladas no porto do sul da ilha estavam alojadas, no final do dia de terça-feira, 1.052 pessoas que aguardavam que a polícia as identificasse, que os profissionais de saúde lhes fizessem os testes ao novo coronavírus e que as administrações lhes atribuíssem um local de acolhimento de uma rede completamente sobrelotada.

Trata-se do número mais elevado alguma vez registado no cais de Arguineguín, mas que ainda pode crescer nas próximas horas, uma vez que a embarcação Guardanar Polimnia regressa neste momento ao porto com os ocupantes de outros botes que acaba de resgatar.

Há um mês, o Ministério da Inclusão e das Migrações decidiu recorrer a complexos turísticos vazios devido à crise no setor turístico para alojar temporariamente os imigrantes que chegavam à Gran Canária, ao considerar insustentáveis os números que se verificavam nesse momento no cais de Arguineguín.

Nessa altura, chegaram a dormir no porto cerca de 400 pessoas, que foram rapidamente recolocadas numa rede de acolhimento que chegou a 3.000 lugares graças ao recurso aos complexos turísticos.

No entanto, o fluxo de embarcações a caminho da Gran Canária não parou nos últimos dias, antes pelo contrário, registando-se cerca de 300 chegadas diárias que sobrelotaram a capacidade existente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório