Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia planeava ciberataque aos Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano

A Rússia foi expulsa dos Jogos Olímpicos durante quatro anos. Jogos Olímpicos Tóquio2020 serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Rússia planeava ciberataque aos Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano
Notícias ao Minuto

19:19 - 19/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tóquio2020

Os serviços de informação do exército russo estavam a planear um ciberataque aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que se iriam realizar este ano em Tóquio, no Japão, naquilo que seria uma tentativa de frustrar o maior evento desportivo mundial.

A informação é avançada pelo Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido, que trabalhou numa investigação ao caso juntamente com serviços de informação norte-americanos, e citada pelo Guardian.

Recorde-se que a Rússia foi excluída, em 2019, de participar nos Jogos Olímpicos durante quatro anos, depois de vários atletas serem acusados de uso de doping e vários responsáveis serem acusados de falsificação de documentos e dados do laboratório.

O país não poderia, portanto, participar nos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio2020, de Inverno Pequim2022 e de todos os campeonatos do Mundo.

O esforço de recolha de informação através da internet incluiu os organizadores do evento, as empresas envolvidas na logística e os patrocinadores e foi levado a cabo até ao momento em que o Jogos foram adiados para o próximo ano por causa da pandemia.

A publicação britânica recorda que muitos dos ciberataques atribuídos aos russos são direcionados a instituições estatais de opositores ao regime de Moscovo, mas alguma atividade é também dirigida a agências que conduzam investigações ao caso do uso de doping por parte dos atletas russos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório