Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Martin Fayulu apela a realização de manifestação pela "união nacional"

Um dos principais opositores da República Democrática do Congo (RDCongo), Martin Fayulu, apelou hoje à realização de uma manifestação na quarta-feira pela "união nacional e integridade territorial" do país.

Martin Fayulu apela a realização de manifestação pela "união nacional"
Notícias ao Minuto

19:21 - 13/10/20 por Lusa

Mundo RDCongo

O apelo de Fayulu surge num momento que se verifica uma crise de desconfiança no país em relação ao Ruanda.

A marcha, marcada para esta quarta-feira, dia 14 de outubro, pretende "dizer não àqueles que cobiçam a terra e a riqueza da RDCongo", escreveu Fayulu na plataforma social Twitter.

Fayulu, antigo candidato presidencial em 2018 -- de que ainda reclama a vitória, face ao Presidente eleito, Félix Tshisekedi --, tinha já abordado este ponto na passada semana.

"Se hoje desistirmos (...) amanhã não teremos país. Seríamos o primeiro povo da África colonizada a ser escravizada, ocupada e colonizada por outro povo de África", disse então o opositor, referindo-se ao chefe de Estado do Ruanda, Paul Kagame, citado pela agência France-Presse.

Em causa está uma comuna de Minembwe, na região de Kivu Sul, cujo presidente da câmara e grande parte dos habitantes pertencem à comunidade Banyamulenge, composta por congoleses tutsi de origem, remota, ruandesa.

Fayulu e vários membros da sociedade civil criticaram a decisão de conceder a Minembwe o estatuto e os poderes de uma comuna liderada por um Munyamulenge [membro da comunidade Banyamulenge].

Tshisekedi decidiu anular esta decisão e instalou uma comissão de peritos, incluindo geógrafos e advogados, para redefinir os limites de Minembew, situada nos planaltos de Fizi.

Esta região é palco de um conflito entre duas milícias Banyamulenge e grupos de autodefesa "Mai Mai", de outras três comunidades [Babembe, Bafuliro e Banyindu).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório