Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Morte de migrante de 15 anos em barco de quarentena investigada na Itália

Abou, um adolescente de 15 anos, esteve em quarentena com outros migrantes num barco ao largo da Sicília, mesmo estando em estado grave. O isolamento de migrantes em barcos é uma das medidas de proteção contra a propagação do novo coronavírus.

Morte de migrante de 15 anos em barco de quarentena investigada na Itália
Notícias ao Minuto

16:11 - 07/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Open Arms

A justiça italiana abriu uma investigação à morte de um adolescente de 15 anos que estava em quarentena num barco destinado ao isolamento de migrantes, uma das medidas tomadas pelo governo italiano para mitigar a propagação do novo coronavírus.

O rapaz, chamado Abou Dakite, tinha saído de barco da Costa do Marfim e foi resgatado do Mediterrâneo central no dia 18 de setembro pelo barco da ONG espanhola Proactiva Open Arms, sendo depois transferido com outros 200 migrantes para um outro barco, ao largo da Sicília, destinado ao isolamento.

De acordo com vários testemunhos, citados pelo Guardian, Abou estava gravemente doente, desidratado e subnutrido, apresentando no corpo sinais evidentes de tortura, mas foi obrigado a permanecer no barco até dia 30 de setembro, quando foi finalmente transferido para um hospital de Palermo.

O adolescente entrou em coma dois dias depois e acabou por morrer esta segunda-feira. O teste de diagnóstico de Covid-19, feito no hospital, tinha sido negativo.

Sublinhe-se que a Itália começou a instaurar o isolamento de migrantes em barcos em abril, durante a pior fase da pandemia, sendo estes mantidos durante 14 dias dentro das embarcações e depois transferidos para centros de migrantes. Há, pelo menos, três barcos para este propósito ativos em Itália, estando centenas de pessoas em cada um deles.

Um deputado do Partido Livre e Igualdade, Eramo Palazzoto, fez um apelo parlamentar ao Governo italiano para que mude o procedimento de desembarque de migrantes porque este, além da morte de Abou Dakite, já causou a morte de outro jovem por suicídio no passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório