Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Governo britânico acusado de desprezar Parlamento

O presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, acusou hoje o Governo de Boris Johnson de tratar o Parlamento britânico com "desprezo" na introdução de restrições para travar a pandemia covid-19 no Reino Unido. 

Covid-19: Governo britânico acusado de desprezar Parlamento
Notícias ao Minuto

14:44 - 30/09/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Numa intervenção inesperada e invulgar, Hoyle queixou-se de que legislação derivada tem sido publicada muitas vezes apenas horas antes de entrar em vigor sem ter sido apresentada ou debatida no Parlamento, o que "mostra um total desrespeito pela Câmara [dos Comuns]". 

Mesmo assim, o 'speaker' recusou aceitar propostas de alteração à moção que vai hoje ser discutida para renovar por mais seis meses os poderes extraordinários dados ao Governo para introduzir medidas de combate à pandemia devido ao risco de criar incerteza na sua interpretação. 

Um grupo de deputados conservadores, liderados pelo influente Graham Brady, propôs uma emenda para que o governo fosse obrigado a dar aos deputados a oportunidade de debater e votar novas restrições. 

A iniciativa angariou mais de 50 subscritores do próprio Partido Conservador, o que, caso tivesse o apoio do Partido Trabalhista e a restante oposição, poderia resultar numa derrota indesejada para o Governo. 

Hoyle urgiu o executivo a fazer mais esforços para apresentar medidas mais rapidamente para que possam ser debatidas pelos deputados, senão ameaça aceitar pedidos de debates de emergência para obrigar os ministros a justificarem o uso de poderes nesta matéria. 

"Espero que o governo resolva a situação que considero totalmente insatisfatória. Espero que o governo recupere a confiança desta Câmara e não a trate com o desprezo que tem mostrado", avisou.

No debate semanal com o primeiro-ministro, realizado imediatamente depois da intervenção, o líder da oposição, o trabalhista Keir Starmer, confrontou Boris Johnson com o prolongamento de restrições e a confusão de medidas em diferentes localidades de Inglaterra. 

"Ninguém quer impor restrições deste tipo. Mas quando temos o vírus a aumentar da forma que está em algumas partes do país, é preciso tomar medidas fortes localmente", justificou o primeiro-ministro. 

Boris Johnson foi forçado a pedir desculpa na terça-feira por se ter enganado a esclarecer quais as restrições em vigor no nordeste de Inglaterra depois de ter respondido a um jornalista de forma confusa e incorreta

Na terça-feira foram registadas 7.143 novas infeções, um novo recorde diário, e mais 71 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, confirmando um agravamento da situação epidémica no país devido ao ressurgimento de casos de contágio. 

O Reino Unido é o país europeu com o maior número de mortos na Europa, 42.072 oficialmente, embora estatísticas oficiais que contabilizam os casos suspeitos cuja certidão de óbito refere o covid-19 apontem para mais de 57.600 mortes desde o início da pandemia

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório