Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pinguim encontrado morto com máscara de proteção no estômago

Morte do animal será um alerta para a questão do risco de atirar as máscaras para o chão ao invés de as colocar no lixo.

Pinguim encontrado morto com máscara de proteção no estômago
Notícias ao Minuto

10:27 - 25/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

A morte de um pinguim, após ingerir uma máscara N95, no Brasil, está a aumentar a preocupação dos ambientalistas com o aumento dos "resíduos da pandemia" do novo coronavírus, e que representam uma nova ameaça para a fauna marinha.

O pinguim foi encontrado morto há uma semana na praia de Juqueí, na costa norte de São Paulo, e foi sujeito a uma autópsia pela ONG Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, que se concentra na reabilitação de espécies marinhas afectadas pelos resíduos despejados no mar.

Durante o procedimento, um modelo de máscara N95 foi encontrado dentro do estômago do animal.

Na sequência do sucedido, o presidente deste Instituto, Hugo Gallo Neto, afirmou que a presença de máscaras no mar tem-se tornado algo regular, mas que este será o primeiro caso de um animal qe morreu pela ingestão do adereço.

Os pinguins de Magalhães migram todos os anos da Patagónia Argentina em busca de alimento, mas alguns deles perdem-se do grupo e acabam por ser encontrados nas praias do Brasil. "Os animais são encontrados durante este período, muitas vezes fracos e com falta de cuidado", refere a bióloga Carla Beatriz Barbosa. 

Os animais que são encontrados vivos pelo instituto são transferidos para centros de reabilitação e mais tarde devolvidos à natureza, enquanto os que aparecem sem vida são sujeitos a uma autópsia. "É um problema muito grave e o Brasil tem uma política ineficiente no combate à questão do lixo no mar. Este é um problema de educação da população, gestão, inspecção e legislação por parte das autoridades públicas", acrescentam os especialistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório