Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Agente da polícia de Nova Iorque acusado de espiar ao serviço da China

O trabalho do agente era localizar potenciais fontes de informação e identificar potenciais ameaças à República Popular da China em Nova Iorque.

Agente da polícia de Nova Iorque acusado de espiar ao serviço da China
Notícias ao Minuto

23:47 - 21/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Um agente da polícia de Nova Iorque foi acusado de espionagem ao serviço do governo chinês, por ter acordado em espiar apoiantes americanos de um movimento de apoio à independência do Tibete.

Baimadajie Angwang, um tibetano com cidadania norte-americana, trabalhava desde 2018 como agente da República Popular da China, tentando boicotar o movimento, de acordo com o relatório do tribunal federal de Brooklyn. De acordo com o Guardian, o agente passava informações a pessoas não identificadas do consulado chinês de Nova Iorque.

O trabalho de Angwang era localizar potenciais fontes de informação e identificar potenciais ameaças à República Popular da China em Nova Iorque. Ainda que as acusações refiram 2018, o agente reportava as atividades de cidadãos chineses na área metropolitana da cidade desde, pelo menos, 2014 e localizava potenciais fontes de informação dentro da comunidade tibetana.

O suspeito foi considerado uma ameaça interna, de acordo com a polícia federal norte-americana (FBI), ainda que não tenham sido feitas alegações de que a segurança nacional ou as operações da polícia de Nova Iorque tenham sido comprometidas.

O tribunal decretou, esta segunda-feira, a detenção do homem de 33 anos de idade sem direito a fiança.

Para além de trabalhar no departamento da polícia de Nova Iorque, Baimadajie Angwang era um militar na reserva, tendo sido aprovado pelo Departamento de Defesa norte-americano, sendo que os documentos judiciais acusam-no de ter mentido para conseguir essa certificação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório