Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pompeo insiste que está na altura de Maduro sair da cena política

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, insistiu hoje que o Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, "deve sair" da cena política.

Pompeo insiste que está na altura de Maduro sair da cena política
Notícias ao Minuto

17:31 - 18/09/20 por Lusa

Mundo Venezuela

O Governo dos EUA não reconhece Maduro como Presidente da Venezuela desde 2013, tendo, em 2018, reconhecido legitimidade o líder da oposição Juan Guaidó como Presidente interino e insistindo na necessidade de novas eleições "livres e democráticas".

"Sabemos que o regime de Maduro destruiu o povo da Venezuela e que Maduro é um traficante de drogas, sob acusação. Isso significa que ele deve sair", disse Pompeo, durante uma visita a Guiana, numa digressão pela América Latina.

Os Estados Unidos têm intensificado as sanções económicas sobre a Venezuela e, em março passado, o Departamento de Justiça indiciou Nicolas Maduro e alguns seus familiares por crimes de "narcoterrorismo".

Ao lado de cerca de 60 países e organizações, incluindo Portugal e a União Europeia, os Estados Unidos reconhecem Juan Guaidó como Presidente interino. Este acusa Maduro de 2usurpador" e "ditador" depois das presidenciais "fraudulentas" de 2018.

Contudo Maduro continua a contar com o apoio do exército e convocou eleições legislativas para dezembro, que a comunidade internacional considera não ter condições de se realizarem de forma transparente.

"Queremos democracia, liberdade e estado de direito" na Venezuela, disse Pompeo.

O secretário de Estado norte-americano aproveitou a visita à Guiana para anunciar que Washington vai libertar cerca de três milhões de euros para ajudar o país da América Latina na gestão dos 22 mil refugiados venezuelanos que ali foram acolhidos, quando fugiram da crise económica, social e política onde viviam.

A Guiana é a segunda paragem da digressão de Pompeo, que esteve no Suriname e vai ainda viajar para o Brasil, hoje à noite, e depois para a Colômbia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório