Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2020
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Doente morre após hospital ser alvo de ataque informático por engano

Hackers queriam afetar universidade, mas atacaram centro médico.

Doente morre após hospital ser alvo de ataque informático por engano

Um ataque informático ao Hospital Universitário de Dusseldorf (Alemanha) obrigou ao encerramento do serviço de urgência na terça-feira, Na sequência disso, uma doente em estado grave teve de ser transferida e acabou por morrer.

Segundo o El Mundo, o ataque informático visava, inicialmente, os computadores da Universidade Heinrich Heine, de Dusseldorf, mas por erro acabou por afetar o equipamento do centro médico.

Os hackers terão deixado uma carta endereçada à universidade, o que permitiu à polícia perceber o erro. As autoridades tentaram contactar  os criminosos, informando-os de que o serviço afetado pertencia a uma clínica e não a uma instituição de ensino, e que estavam a pôr em risco a vida de vários doentes.

Os suspeitos forneceram então à polícia os dados necessários para decifrar os servidores.

Como resultado do colapso no sistema informático do centro médico, uma paciente gravemente doente teve de ser transferida para o hospital de Wuppertal de ambulância. Embora tenha sido apenas uma viagem de 25 minutos, a mulher acabou por não resistir.

Esta é a primeira morte registada devido a um ataque cibernético. O caso está ser investigado como um  homicídio negligente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório