Meteorologia

  • 01 OUTUBRO 2020
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Bruxelas autoriza a criação de 'caixa' para abandono de bebés

Pensada pela ONG 'Corvia', esta caixa representa a possibilidade de todos os bebés terem um futuro.

Bruxelas autoriza a criação de 'caixa' para abandono de bebés

A ONG belga 'Corvia' anunciou que recebeu autorização para abrir a primeira "caixa de entrega" para o abandono anónimo de recém-nascidos em Bruxelas, Bélgica.

Após três anos de litígio, a associação foi autorizada a abrir este sistema no distrito de Evere, na capital do país. Esta irá  permitir aos pais que queiram abandonar os seus filhos, de fazê-lo de forma anónima.

Este dispositivo deveria ter sido instalado a 21 de setembro de 2017, mas o presidente da câmara da altura proibiu a sua criação, nesse mesmo dia. A ONG iniciou, então, os procedimentos no Conselho de Estado para anular esta decisão, argumentando que não encorajava o abandono de menores, mas queria "oferecer uma possibilidade às mães de deixarem os seus filhos em segurança".

A proibição é agora anulada pelo atual presidente da Câmara de Evere, o socialista Ridouane Chahid. Uma decisão que deixa feliz a presidente desta ONGMathilde Pelser, por considerar que "todos os bebés devem ter direito a um futuro", diz, citada pelo ABC.

Recorde-se que a primeira "caixa de entrega" na Bélgica foi instalada em Antuérpia há 20 anos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório