Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

China coloca vila junto a Myanmar em quarentena após diagnosticar 3 casos

A China colocou uma vila na fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) sob quarentena e lançou uma campanha massiva de testes, após a descoberta de três casos de covid-19, anunciaram hoje as autoridades locais.

China coloca vila junto a Myanmar em quarentena após diagnosticar 3 casos
Notícias ao Minuto

08:58 - 15/09/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O país asiático conseguiu conter a epidemia no seu território, onde foram detetados os primeiros casos, em dezembro passado. Na segunda-feira, completou 30 dias sem registar novos casos.

Com 210.000 habitantes, a vila de Ruili, que fica na província de Yunnan, junto à Birmânia, é um importante ponto de passagem entre os dois países.

Segundo ordens emitidas pelas autoridades locais, todos os moradores devem ficar em casa e submeter-se a um teste de ácido nucleico. Entradas e saídas da vila estão proibidas.

Todas as lojas permanecem fechadas, com exceção de supermercados, farmácias e mercados de alimentos.

As autoridades locais dizem que os pacientes viajaram a partir de Myanmar e prometeram punir as pessoas que cruzem ilegalmente a fronteira.

Ruili está separada por um rio da localidade birmanesa de Muse, conhecida pelos seus casinos, e tráfico de armas e de drogas.

A China relatou nos últimos meses vários surtos localizados, incluindo um em Pequim, mas que foram rapidamente controlados através de medidas de confinamento parcial e identificação das cadeias de transmissão.

O país asiático permanece fechado ao estrangeiro, com raras exceções.

O Ministério da Saúde chinês relatou hoje oito novos pacientes com covid-19 na China, todos oriundos do exterior.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório