Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estátua de soldado da Confederação removida em Charlottesville

A cidade foi palco há três anos de uma das maiores marchas da supremacia branca em décadas.

Estátua de soldado da Confederação removida em Charlottesville
Notícias ao Minuto

16:15 - 13/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Racismo EUA

Uma estátua de um soldado da Confederação foi removida em Charlottesville, no estado norte-americana da Virgínia, revela a BBC. Este sábado uma grua de bronze removeu a estátua de bronze conhecida como ‘At Ready’ (que pode ser traduzido como ‘a postos’), perante os aplausos da multidão que assistiu ao momento e que dançou para celebrar a remoção da estátua.

O monumento estava à frente do tribunal de Albermale County desde 1909. Em agosto, o condado votou favoravelmente para que fosse removido. Foi a primeira votação sob uma nova lei para remover estátuas da Guerra Civil norte-americana, e foi implementada no estado da Virgínia no início do ano.

A remoção de estátuas e monumentos da Confederação - um grupo de estados do sul dos Estados Unidos que defendia a escravatura - ganhou um destaque ainda maior na sequência dos protestos contra o racismo, principalmente depois da morte de George Floyd, no final de maio.

A remoção desta estátua em Charlottesville tem um simbolismo ainda maior, uma vez que há apenas três anos a cidade foi palco de uma das maiores marchas da supremacia branca nos Estados Unidos no espaço de décadas.

A marcha de 2017 foi convocada depois de serem conhecidos os planos para remover a estátua do general confederado Robert E. Lee.

Os confrontos entre os supremacistas brancos e manifestantes antirracismo culminaram na morte de Heather Heyer, de 32 anos. Heyer e várias pessoas foram atropeladas por um carro conduzido por James Alex Fields Jr., um neonazi. Fields Jr. foi posteriormente condenado a uma pena de prisão perpétua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório