Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Petição quer estátua de Boseman no lugar de memorial da Confederação

A petição já foi assinada por quase oito mil pessoas. Memorial situa-se na cidade de Anderson, de onde era natural o ator.

Petição quer estátua de Boseman no lugar de memorial da Confederação
Notícias ao Minuto

23:59 - 31/08/20 por Fábio Nunes

Cultura Chadwick Boseman

Os papéis icónicos de figuras fictícias e históricas negras que Chadwick Boseman representou durante a sua carreira como ator tornaram-no um herói aos olhos de muitas pessoas. Agora, milhares de pessoas querem que Boseman seja homenageado como tal.

De acordo com a CNN, está em curso uma petição que pede a criação de uma estátua do ator para substituir um memorial da Confederação na sua cidade natal, Anderson, no estado norte-americano da Carolina do Sul.

A petição surgiu na sequência da morte de Chadwick Boseman, que tinha 43 anos, anunciada no passado sábado. O artista morreu devido a um cancro no cólon, que lhe foi diagnosticado em 2016.

Durante quatro anos a doença progrediu, mas Boseman, que optou por não revelar publicamente que tinha cancro, continuou a representar e foi nesse período que desempenhou alguns dos seus memoráveis papéis.

A petição, que já foi assinada por quase oito mil pessoas, pede ao ‘mayor’ de Anderson, Terence Roberts, e ao governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, que transfiram o memorial para um museu.

“O monumento da Confederação deve estar num museu, mas não deve ser exposto ali”, pode ler-se na petição.

“Acho que a comunidade deve unir-se para honrar alguém que de Anderson, na Carolina do Sul, que foi capaz de mudar a indústria cinematográfica. Ele abriu as portas a muitos jovens negros com os seus papéis principais em filmes como ‘Black Panther’ ou ‘Marshall’. É apenas natural que a sua cidade natal homenageie o que ele fez. Não é necessário haver controvérsia política nesta decisão”, ressalva a petição.

Para além de interpretar o rei T’Challa/Black Panther em ‘Black Panther’, um dos raros super-heróis negros, Chadwick Boseman interpretou a estrela do basebol Jackie Robinson em ‘42’ e o primeiro juiz negro no Supremo dos EUA, Thurgood Marshall, em ‘Marshall’.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório