Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Eleições legislativas no Egito marcadas para outubro e novembro

As eleições legislativas no Egito, que se realizam de cinco em cinco anos, foram agendadas para outubro e novembro, informou hoje a Autoridade Nacional Eleitoral (ANE).

Eleições legislativas no Egito marcadas para outubro e novembro
Notícias ao Minuto

21:21 - 10/09/20 por Lusa

Mundo Egito

O presidente da ANE, Lachine Ibrahim, adiantou hoje, numa conferência de imprensa televisiva, que as duas voltas estão agendadas para os dias 24 e 25 de outubro e 07 e 08 de novembro, de acordo com a página na Internet do jornal governamental al-Ahram.

Para os milhões de egípcios na diáspora, a votação terá lugar de 21 a 23 de outubro e de 04 a 06 de novembro.

Os resultados serão anunciados nos dias 01 e 15 de novembro.

O mandato do atual Parlamento, eleito em 2015, chega ao fim em janeiro de 2021.

Embora oficialmente dotada de prerrogativas importantes, há anos que os críticos denunciam o papel muito limitado da Câmara, agora apenas com um bloco de oposição insignificante, no debate público e na tomada de decisões políticas.

Em agosto o Egito elegeu o seu Senado num sufrágio ganho principalmente por apoiantes do Presidente e marcado por uma reduzida afluência às urnas.

Antigo Conselho Consultivo, o Senado foi reinstituído em 2019, através de uma reforma constitucional que prevê também a possível continuidade do presidente, Abdel Fattah al-Sissi, no poder até 2030.

No final de agosto, a Autoridade Eleitoral anunciou que iria remeter o assunto para o Ministério Público, para levar a tribunal os 54.000.000 eleitores egípcios, equivalente a mais de metade da população do país, que se abstiveram nas eleições para o Senado.

Embora corra o risco de não se concretizar, o anúncio é altamente simbólico num país onde a oposição, tanto a islâmica como a democrática, é severamente amordaçada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório