Opositora bielorrussa resiste às tentativas de a forçarem a sair do país

Maria Kolesnikova foi levada pelas autoridades para a fronteira com a Ucrânia e foi pressionada a abandonar a Bielorrússia, mas recusou. Encontra-se detida na fronteira.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
08/09/2020 11:28 ‧ 08/09/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Bielorrússia

A opositora do regime bielorrusso, Maria Kolesnikova, resistiu às tentativas das autoridades que lhe ordenaram que abandonasse o país rumo à Ucrânia, optando por permanecer na Bielorrússia, avança a Associated Press.

Kolesnikova, um dos membros do Conselho de Coordenação, criado pela oposição bielorrussa para facilitar as conversações com o presidente Alexander Lukashenko tendo em vista a transição de poder, foi detida esta segunda-feira em Minsk, a capital da Bielorrússia. Outros dois membros do Conselho de Coordenação também foram detidos.

Esta terça-feira de manhã, a opositora e os outros dois membros do conselho foram levados para a fronteira com a Ucrânia e receberam ordens para atravessarem a fronteira. Ivan Kravtsov e Anton Rodnenkov, os outros membros do conselho, atravessaram a fronteira, mas Maria Kolesnikova resistiu à pressão das autoridades e permaneceu na Bielorrússia.

A opositora encontra-se detida junto à fronteira com a Ucrânia.

Esta é uma tática que as autoridades lideradas por Lukashenko empregaram anteriormente. Um dia depois das controversas eleições do dia 9 de agosto, que geraram os protestos contra o presidente, que se mantêm nas ruas da Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, a principal adversária de Lukashenko, foi pressionada a abandonar o país, tendo viajado para a Lituânia.

Esta versão de que Kolesnikova recusou sair da Bielorrússia, apesar das pressões das autoridades nesse sentido, contraria a versão divulgada pela agência estatal Belta, que informou que a opositora foi detida na fronteira com a Ucrânia, quando tentava fugir do país.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas