Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Alexei Navalny já saiu do coma e está a recuperar

A condição clínica do opositor russo está a melhorar, como revelou o hospital de Berlim.

Alexei Navalny já saiu do coma e está a recuperar
Notícias ao Minuto

14:31 - 07/09/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Alexei Navalny

Alexei Navalny já saiu do coma induzido em que se encontrava depois de ter sido envenenado e está a recuperar, como adiantou esta segunda-feira o hospital de Berlim, citado pela BBC

Os médicos alemães responsáveis pelo caso indicam que o opositor russo já responde, inclusive, a estímulos verbais. Na passada segunda-feira, refira-se, os clínicos já tinham adiantado que Navalny estava a ser retirado da ventilação mecânica

Principal opositor do presidente russo, Vladimir Putin, conhecido pelas investigações anticorrupção a membros da elite russa, Alexei Navalny, de 44 anos, está internado desde 20 de agosto.

O político sentiu-se mal durante um voo de regresso a Moscovo, após uma deslocação à Sibéria. Foi primeiro internado num hospital de Omsk, na Sibéria, tendo sido transferido, posteriormente, para o hospital universitário Charité, em Berlim.

De acordo com o Governo alemão, Navalny foi "inequivocamente" envenenado por um agente nervoso do tipo Novichok, uma substância projetada ainda no tempo da antiga União Soviética para uso militar.

Novichok integra um grupo particularmente perigoso de agentes neurotóxicos russos que foram proibidos, em 2019, pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório