Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

UNICEF quer retorno das aulas no Líbano após explosão que afetou escolas

O UNICEF pediu hoje às autoridades libanesas que encontrem soluções para as crianças voltarem rapidamente as aulas, embora de forma remota, em Beirute, onde pelo menos 163 escolas foram afetadas pela explosão de há um mês.

UNICEF quer retorno das aulas no Líbano após explosão que afetou escolas
Notícias ao Minuto

15:14 - 04/09/20 por Lusa

Mundo Explosões

"Estamos extremamente preocupados com os danos substanciais nas escolas nas áreas mais afetadas e o impacto que isso pode ter nas crianças", disse num comunicado a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância para o Líbano, Yukie Mokuo.

"O encerramento de escolas devido à covid-19 soma um desafio adicional, mas é essencial encontrarmos soluções urgentes para que as crianças possam aprender novamente, também de forma remota, o mais rápido possível", referiu ainda a representante do UNICEF.

O ano letivo começa no final deste mês no Líbano "e pelo menos 163 escolas públicas e privadas foram danificadas pela explosão, afetando mais de 70.000 alunos e 7.600 professores", referiu o UNICEF, que lançou hoje um breve relatório intitulado 'Tudo ao meu redor está em ruínas'.

Da mesma forma, a agência da ONU indicou que garantir que as crianças tenham acesso à educação é "uma prioridade fundamental para o UNICEF" porque não só "proporciona às crianças oportunidades para o futuro, mas também às crianças e aos pais um senso de normalidade, restaurando um sentimento de esperança para o futuro".

O UNICEF estimou que 600.000 crianças vivem num raio de 20 quilómetros do local da explosão e que podem estar a sofrer de "efeitos negativos de curto e longo prazo" em termos de impacto psicológico.

No dia 04 de agosto explodiram 2.750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas no porto da capital libanesa durante seis anos, uma catástrofe que deixou cerca de 300 mil desalojados, 191 mortos e mais de 6.500 feridos.

Na última segunda-feira, o Banco Mundial avaliou os danos causados pela explosão em até 4,6 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros), estimativa ainda assim inferior à apresentada pelo Presidente libanês, Michel Aoun.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório