Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Escócia (também) vai colocar Portugal na 'lista negra'

Depois de conhecida a decisão do País de Gales, uma fonte governamental adiantou à BBC que a Escócia também deverá colocar Portugal na 'lista negra', ou seja, na lista dos países não seguros para viajar devido à Covid-19.

Covid-19: Escócia (também) vai colocar Portugal na 'lista negra'
Notícias ao Minuto

19:19 - 03/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pandemia

Portugal poderá ser colocado na 'lista negra' da Escócia a partir deste fim de semana, avança a BBC, citando uma fonte governamental que, entretanto, confirmou a decisão tomada. 

"Os dados desta semana mostram um aumento nos testes positivos e casos por 100.000 habitantes em Portugal", justificou o ministro da Justiça escocês, Humza Yousaf.

A notícia surge depois de o governo britânico ter decidido manter Portugal no corredor aéreo e de, em sentido contrário, o País de Gales ter colocado o país na lista dos países não seguros.

Quem viajar de Portugal continental para o País de Gales terá de cumprir os 14 dias de quarentena. O mesmo acontecerá em relação à Escócia partir das 04h00 de sábado.

O ministro da Saúde galês, Vaughan Gething, disse ter considerado o relatório do Centro de Biossegurança Comum sobre os países que representam um risco para a saúde pública devido à pandemia Covid-19. 

"Decidi retirar Portugal continental (os Açores e a Madeira permanecerão isentos), Gibraltar, Polinésia Francesa e as ilhas gregas de MykonosZakynthosLesvosParos e Antiparos e Creta da lista de países e territórios isentos", acrescentou.

As medidas entram em vigor às 04h00 de sexta-feira, 4 de setembro.

"Esta medida está a ser tomada devido ao grande número de casos de coronavírus importados para o País de Gales de turistas que regressam das ilhas gregas, em particular. Na última semana, foram confirmados mais de 20 casos em passageiros de um voo de Zante para Cardiff", justificou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório