Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Brasil é o segundo país a superar os 4 milhões de contágios

A pandemia de coronavírus já infetou 26,2 milhões de pessoas no mundo. Mais de 865 mil pessoas morreram e 18,4 milhões de pessoas recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil é o segundo país a superar os 4 milhões de contágios
Notícias ao Minuto

15:54 - 03/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 418 novos casos e mais duas vítimas mortais nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 59.051 casos de infeção por coronavírus e 1.829 óbitos. O número de recuperados situa-se em 42.427. Os casos ativos voltaram a aumentar e fixaram-se em 14.795

No briefing após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garantiu que as escolas estão "preparadas" para receberem os alunos no início do ano letivo, entre os dias 14 e 17 de setembro. A ministra sublinhou que os estabelecimentos de ensino "são capazes de de enfrentar a pandemia"

Apesar da subida no número de casos ativos em Arouca para 159, a autarquia frisou hoje que a situação no Lar de Idosos de Santa Cruz de Alvarenga é "estável"

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus, tanto em número de casos como em número de mortes. Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, o Peru, a Colômbia, a África do Sul e o México

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h03 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h59 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h47 - O Brasil ultrapassou esta quinta-feira a marca dos quatro milhões de casos de coronavírus, tornando-se no segundo país a nível mundial a atingir os quatro milhões de infetados (os Estados Unidos foram o primeiro)

Os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde brasileiro dão conta de 43.773 novos casos em 24 horas. Registaram-se ainda 834 óbitos, o que aumentou para 124.614 o total de vítimas mortais no Brasil. Tendo em conta os números diários de mortes do país nas últimas semanas, o Brasil pode superar os 125 mil óbitos esta sexta-feira

23h22 - O número de casos de infeção pelo novo coronavírus na Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, subiu de 16 para 18, anunciou hoje a instituição.

22h23 - O número de mortos por Covid-19 ultrapassou hoje os 50.000 no Médio Oriente, segundo a contagem da Associated Press com base em números oficiais fornecidos pelas autoridades de saúde.

22h21 - Mais de 60 automobilistas protestaram hoje contra a realização da Festa do Avante!, numa marcha lenta em automóvel, na freguesia da Amora, concelho do Seixal, onde decorrerá o evento entre sexta-feira e domingo. 

22h19 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G20 discutiram hoje o levantamento das restrições de viagens e a reabertura de fronteiras, fechadas devido à pandemia de Covid-19, anunciou a organização em comunicado.

21h25 - O Reino Unido está dividido sobre impor ou não quarentena aos passageiros que chegam de Portugal, exigida pela Escócia e País de Gales por considerarem que o risco de infeção pelo novo coronavírus aumentou, mas dispensada em Inglaterra. 

O Governo escocês anunciou esta noite que quem chegar de Portugal vai ter de ficar em isolamento durante duas semanas a partir das 4h00 de sábado, juntando-se ao País de Gales, que já tinha determinado a mesma medida a partir das 4h00 de sexta-feira.

20h56 - O lar de idosos do Centro Social e Paroquial de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão, regista 43 casos positivos de Covid-19, dos quais 26 residentes e 17 profissionais, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN). 

20h27 - O ator Robert Pattinson está infetado com o coronavírus, adianta a revista Vanity Fair. As gravações do filme 'The Batman' foram suspensas. 

20h13 - O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, declarou hoje que a decisão do governo britânico de manter Portugal na lista de países seguros é "uma boa notícia", que pode contribuir para a vinda de mais turistas à região.

20h08 - Um dos maiores bordéis da Europa, o Pascha, que se situa na cidade alemã de Colónia, declarou falência como consequência da pandemia. O bordel encontrava-se encerrado há cinco meses por causa das medidas restritivas no estado da Renânia do Norte-Vestfália, que decidiu proibir a prostituição. 

19h45 - A Escócia também poderá seguir a decisão tomada pelo País de Gales e colocar Portugal na lista de países não seguros para viajar devido à pandemia de coronavírus, avança a BBC. 

19h43 - A Madeira regista hoje um novo caso positivo de Covid-19, perfazendo 43 situações ativas e apresentando um cumulativo de 167 doentes, 124 dos quais recuperados, revelou a autoridade regional de saúde.

19h16 - O País de Gales decidiu retirar Portugal da lista de países isentos de quarentena, mas mantém a Madeira e Açores, anunciou hoje o ministério da Saúde do governo autónomo, que pela primeira vez aplicou regras diferentes do governo britânico. 

19h13 - O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, disse que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, deu "outro mau exemplo" ao defender que uma eventual vacinação contra a Covid-19 não será obrigatória no país

19h11 - Os 54 países africanos estão unidos numa iniciativa pioneira para assegurarem pelo menos 220 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para o continente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

19h09 - Mais de 300 tratamentos contra a Covid-19 estão a ser estudados ou testados em pessoas em todo o mundo, incluindo antivirais, anti-inflamatórios e plasma sanguíneo convalescente, anunciou hoje a federação internacional que representa a indústria farmacêutica. 

19h07 - O registo de novos casos de Covid-19 em África diminuiu 14% nos últimos sete dias em relação à semana anterior apesar do aumento dos testes de diagnóstico, anunciou hoje a União Africana. 

19h04 - O governo ugandês confinou o campo de refugiados de Kyangwali, um dos maiores em África, após registar pelo menos 74 infeções e uma morte por Covid-19. Esta é uma medida que preocupa os residentes, que receiam perder o meio de subsistência.

19h02 - O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, não descartou medidas fiscais extraordinárias para setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, quando questionado se equaciona mexer no IVA da restauração, após o Conselho de Ministros de hoje. 

19h00 - Em Israel, 30 cidades vão ficar em confinamento a partir de segunda-feira, decidiu o gabinete dedicado ao novo coronavírus no país, que registou hoje o maior número de infeções desde o início da pandemia. O país ultrapassou hoje pela primeira vez desde o início da pandemia os três mil casos diários de Covid-19, após registar três dias consecutivos de máximos.

18h58 - O surto de Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz foi o maior em estabelecimentos residenciais para idosos desde o início da pandemia e transformou-se numa arma de arremesso político entre as diferentes auditorias, relatórios e comunicados

18h56 - Alunos, professores e pessoal não docente nos Açores vão ter pelo menos duas máscaras sociais reutilizáveis no arranque do próximo ano letivo, num total de cerca de 60 mil máscaras sociais cuja distribuição já se iniciou.

18h55 - A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a ministra da Saúde, Marta Temido, vão ser ouvidas no Parlamento sobre os surtos de Covid-19 registados em lares, como o que ocorreu em Reguengos de Monsaraz. 

18h53 - Mais dois utentes do lar na Póvoa de Santarém onde foi detetado um surto de Covid-19 foram hoje encaminhados para o Hospital Distrital de Santarém, após terem apresentado sintomas. 

18h51 - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lançou hoje à tarde o manual 'Viver em tempo de Covid-19', que sensibiliza os cidadãos para a adoção de comportamentos seguros neste período da pandemia Covid-19. 

18h49 - O presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, alertou hoje que, apesar das taxas de ocupação nos quatro subdestinos da região terem sido "muito interessantes" durante o verão, não vão compensar as quebras sentidas num "muito difícil"

18h41 - França registou pelo segundo dia consecutivo mais de sete mil casos de coronavírus e ultrapassou o total de 300 mil contágios esta quinta-feira. Os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde francês mostram que 7.157 pessoas testaram positivo para o coronavírus nas últimas 24 horas. Nesse período de tempo morreram mais 20 pessoas

França totaliza 300.181 casos confirmados e 30.706 vítimas mortais

17h56 - O governo britânico manteve Portugal na lista de países seguros, pelo que os passageiros provenientes do país continuam isentos de cumprir uma quarentena de duas semanas ao chegar ao Reino Unido

"Continuamos a manter a lista de corredores de viagem sob constante reavaliação e não hesitaremos em remover países se necessário. No entanto, não há adições ou remoções hoje", referiu o ministro dos Transportes, Grant Shapps

17h44 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta quinta-feira que foram registados 8.959 novos casos de contágio por coronavírus, tendo-se verificado mais 40 mortes. Em termos globais, Espanha perfaz 488.513 casos de infeção e 29.234 óbitos

17h34 - A proteção civil italiana indicou esta quinta-feira que nas últimas 24 horas foram detetados 1.397 novos casos de coronavírus e morreram mais 10 pessoas. No total, Itália soma 272.912 casos positivos e 35.507 mortes desde o início da pandemia. O total de recuperações cifra-se agora em 208.490.

17h09 - Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico deram conta de 1.735 novos casos em 24 horas. Este é o número mais elevado de casos diários desde o dia 4 de junho. Morreram mais 13 pessoas

O Reino Unido totaliza 340.411 casos de contágio e 41.514 vítimas mortais (trata-se do mesmo número total de ontem, o que pode significar que o Departamento de Saúde e de Assistência Social procedeu a ajustes no número acumulado de óbitos)

15h59 - Pode consultar aqui o relatório da situação epidemiológica desta quinta-feira. 

15h49 - A 44.ª festa político-cultural do PCP vai Avante! entre sexta-feira e domingo, no Seixal, apesar das críticas pelo contexto pandémico, mas limitada a um sexto dos visitantes diários (16.500 pessoas) em plateias sentadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório