Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Mustapha Adib nomeado novo primeiro-ministro do Líbano

O até agora embaixador do Líbano na Alemanha recebeu o voto de 90 deputados e do presidente Michel Auon.

Mustapha Adib nomeado novo primeiro-ministro do Líbano
Notícias ao Minuto

12:58 - 31/08/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Líbano

O primeiro-ministro indicitado recebeu o apoio de 90 deputados e o do presidente Michel Auon. Mustapha Adib está assim encarregue de formar o novo governo, reporta o Le Monde. O agora primeiro-ministro obteve o maior número de apoios nas consultas parlamentares conduzidas pelo chefe de Estado, divulgou a Presidência libanesa.

Naquele que foi o seu primeiro discurso como chefe de governo, Adib - que foi a escolha do Movimento Futuro, o partido sunita do ex-primeiro-ministro Saad al-Hariri, para suceder na liderança do Governo ao demissionário Hassan Diab - afirmou que é tempo para ação.

"É tempo para unir esforços e dar as mãos, para restaurar a esperança entre os libaneses". 

A nomeação de Adib, de 48 anos, ocorre poucas horas antes da chegada ao Líbano do Presidente francês, Emmanuel Macron, que exortou os líderes libaneses a formarem rapidamente um "governo de missão", executivo esse que terá como meta ultrapassar a crise económica e política que afeta o país.

"A tarefa que aceitei baseia-se no facto de todas as forças políticas (...) estarem conscientes da necessidade de formar um Governo em tempo recorde e de começar a aplicar reformas, a começar por um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI)", afirmou Mustapha Adib, num discurso transmitido pela televisão.

Recorde-se que o Governo do primeiro-ministro Hassan Diab demitiu-se a 10 de agosto, menos de uma semana após a tragédia do dia 4 de agosto, quando 2.750 toneladas de nitrato de amónio explodiram no porto de Beirute, causando mais de 180 mortos, quase 6.000 feridos e perto de 300.000 desalojados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório