A estátua de John A. Macdonald, ex-primeiro-ministro do Canadá, foi derrubada durante este fim de semana, por um grupo de ativistas, reporta a BBC. O ex-governante estava ligado a políticas cruéis que mataram muitos indígenas no final do século XIX.
Um vídeo, que foi divulgado nas redes sociais, captou o momento em que a estátua embateu no chão, ficando sem cabeça.
Folhetos distribuídos durante o protesto descreviam John A. Macdonald como "um supremacista branco que orquestrou o genocídio do povo indígeno".
O chefe do governo do Quebec qualificou a ação de "inaceitável". "Destruir parte da nossa história não é solução", afirmou François Legault.
De acordo com os meios internacionais, não foram feitas detenções.
Quoique l’on puisse penser de John A. MacDonald, détruire un monument ainsi est inacceptable. Il faut combattre le racisme, mais saccager des pans de notre histoire n’est pas la solution. Le vandalisme n’a pas sa place dans notre démocratie et la statue doit être restaurée.
— François Legault (@francoislegault) August 29, 2020
O incidente ocorreu após ter sido submetida uma petição a pedir a remoção da estátua. O grupo de ativistas terá decidido tratar do assunto com as suas próprias mãos, devido à "inação" da mayor Valérie Plante.