Meteorologia

  • 25 JUNHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Restaurante multado por distribuir comida a carenciados no confinamento

Restaurante em Valência foi multado em 4.200 euros por distribuir comida aos mais necessitados.

Restaurante multado por distribuir comida a carenciados no confinamento
Notícias ao Minuto

14:13 - 26/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Valência

Um restaurante em Valência, Espanha, foi multado por ter distribuído comida a famílias carenciadas durante o estado de emergência, reporta o El Mundo. Através das redes sociais, o autarca, Joan Ribó, afirmou que a sanção - de 4.200 euros -  vai ser reavaliada e que as medidas serão tomadas "tendo em conta a lei e a lógica humanitária". 

Num vídeo partilhado nas redes sociais, o proprietário do restaurante, Javier, explica que quando se viu obrigado a encerrar o estabelecimento devido ao estado de emergência, deu conta de que tinha "muita comida guardada e que queria ajudar os mais vulneráveis".

Por isso, contactou a Cruz Vermelha e a Polícia local para saber "qual a melhor forma de fazê-lo". A 17 de março, conta, distribuiu 84 refeições a famílias encaminhadas por instituições humanitárias. Às 16h30, quando terminava a distribuição, a autoridade local, "com tom ameaçador" colocou um fim à solidariedade, pedindo que "parasse de se fazer de bom samaritano".

"Disse que não podíamos fazer aquilo sem a autorização do Governo", continuou.

O autarca Joan Ribó afirmou que "não faz sentido multar aqueles que partilham a solidariedade" e que o factos ocorreram nos primeiros dias de confinamento, quando as indicações das autoridades sanitárias "não estavam bem definidas".

Leia Também: AO MINUTO: "Economia doente" agrava problemas. Comissário "envergonhado"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório