Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Costa não foi fiel, acusa Ordem. Mais duas mortes em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Costa não foi fiel, acusa Ordem. Mais duas mortes em Portugal
Notícias ao Minuto

08:20 - 26/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pandemia

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens defende que a norma que obriga crianças e jovens em risco a cumprir isolamento de 14 dias ao entrar numa instituição deve ser reformulada "no menor espaço de tempo para dar eco desta especificidade, e assim salvaguardar o superior interesse das crianças e jovens", considerando que "as orientações e normas da Direção-Geral de Saúde que digam diretamente respeito a crianças e jovens "devem ter subjacente a especificidade inerente à sua realidade". 

Por outro lado, investigadores da Universidade de Oxford defendem, num artigo publicado no jornal médico BMJ, que as regras rígidas de distanciamento social como medida de prevenção da Covid-19 baseiam-se em ciência desatualizada.

A nível global, a pandemia de coronavírus infetou mais de 23,8 milhões de pessoas no mundo, e provocou a morte a pelo menos 820.180 desde dezembro. Em Portugal, o último boletim epidemiológico dava conta de que morreram mais quatro pessoas, tendo sido reportadas 192 novas infeções. No total, desde o início da pandemia, o país acumula 1.805 mortes e 55.912 infetados pelo novo coronavírus

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

15h00 - Este registo terminou. Continue a acompanhar aqui todas as notícias, nacionais e internacionais, sobre a Covid-19 

14h56 - A taxa de contágio de Covid-19 em crianças em campos de férias é muito inferior à média, com uma taxa de transmissibilidade (Rt) do vírus de 0,3, enquanto em populações vizinhas a média é de entre 1,7 e 2. Os resultados fazem parte de um estudo, divulgado hoje, denominado "Kids Corona", do Hospital "Sant Joan de Deu", de Barcelona, no qual participaram mais de 1.900 pessoas, entre crianças e monitores dos acampamentos de verão da área de Barcelona.

Durante as cinco semanas do estudo os investigadores detetaram um total de 39 novos casos de coronavírus, 30 deles em crianças que tiveram um total de 253 contactos, dos quais só houve transmissão em 12 casos.

14h41 - Chega da vizinha Espanha uma história que está a gerar contestação. Durante o Estado de Emergência, conta o EL Mundo, um restaurante em Valência distribuiu comida a famílias carenciadas e foi multado por isso. Através das redes sociais, o autarca, Joan Ribó, afirmou que a sanção - de 4.200 euros -  vai ser reavaliada e que as medidas serão tomadas "tendo em conta a lei e a lógica humanitária". 

14h25 - A Alemanha anunciou hoje o prolongamento até 14 de setembro dos avisos de viagem que se aplicam à maioria dos países fora da União Europeu desde março, devido à pandemia de covid-19.

14h19 - Os Açores registaram quatro novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, bem como dois novos recuperados, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h13 - O presidente do Governo da Madeira assegurou hoje que a situação do caso positivo de covid-19 detetado numa visitante que esteve de férias no Porto Santo "está controlada" e "não existe nenhuma cadeia de transmissão" naquela ilha.

14h11 - A ministra Marta Temido explicou, na habitual conferência da DGS, que "de todas as pessoas que, até ao momento, foram infetadas por Covid-19, há 73,2% que já recuperaram, há 23% das pessoas que estão em casa e há uma minoria - 0,6% das pessoas - que foram hospitalizadas". 

14h04 - Depois de ontem ter sido revelado pela coordenadora nacional da transplantação, Margarida Ivo da Silva, que os transplantes registaram uma diminuição de 28% em Portugal no primeiro semestre do ano devido à pandemia, o Serviço Nacional de Saúde informa que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é o primeiro "a utilizar um equipamento para perfusão hipotérmica oxigenada de fígado e rim, que permite melhorar a qualidade dos órgãos para transplante".

13h57 - Já começou a conferência de imprensa de balanço da evolução da pandemia em Portugal. Hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, marca presença ao lado da diretora-geral de Saúde, Graça Freitas. Acompanhe aqui

13h40 - Surto no Hospital de Vila Franca com 42 infetados: 19 doentes e 23 profissionais. O hospital informa que um dos doentes infetados com a doença acabou por morrer. Trata-se de um paciente que tinha cerca de 90 anos e que sofria de múltiplas patologias graves associadas.

13h30 - Portugal registou mais duas mortes por Covid-19 e 362 novas infeções nas últimas 24 horas. O boletim desta quarta-feira indica que há mais 163 recuperados, sendo agora o total de 41.184. O número de casos ativos da doença no país é de 13.283, mais 197 face a ontem.

13h15 - Miguel Guimarães acusa António Costa de não ter sido fiel ao que disse na reunião de ontem em São Bento na sequência da polémica sobre o surto de Covid-19 em Reguengos. Numa carta endereçada aos colegas da Ordem, e que a RTP teve acesso,  bastonário queixa-se que o primeiro-ministro "não relevou a mensagem de retratamento da mesma forma enfática que aconteceu na reunião". "O Primeiro-Ministro não transmitiu integralmente e fielmente aquilo que minutos antes tinha reconhecido à Ordem dos Médicos", lamentou o responsável. 

12h52 - Quase 44 mil pessoas foram registadas como desaparecidas em África pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), das quais quase metade (45%) eram crianças na altura do seu desaparecimento, disse hoje a organização, sublinhando quepandemia veio complicar a procura por estas pessoas

12h40 - Um estudo levado a cabo em Barcelona conclui que as crianças têm seis vezes menos capacidade de transmitir o vírus do que os adultos. O estudo em causa envolveu 1.900 crianças e monitores em 22 acampamentos de verão, noticia o El Pais

12h30 - O surto de Montemor-o-Novo com mais dois casos confirmados. São agora 44 os infetados, nove dos quais já estão curados, sendo por isso 35 o número de casos ativos, informou hoje a autarquia. 

12h25 - Um restaurante em Valência, Espanha, foi multado em 4.200 euros por ter distribuído comida a famílias carenciadas durante o estado de alerta, noticia o El Mundo. O autarca Joan Ribo anunciou, entretanto, que as sanções vão ser reavaliadas e que as medidas serão tomadas tendo em conta a lei e a lógica humanitária". 

12h15 - Os moradores de Urumqi, em Xinjiang, na China, estão a ser forçados a tomar medicamentos tradicionais chineses e a ficar em casa, com alguns a serem algemados a prédios, como parte de um pacote de medidas severas para combater o novo coronavírus, de acordo com uma série de publicações nas redes sociais reportadas pelo The Guardian.

12h00 - No Brasil, um padre desejou a morte aos fiéis que não vão à missa por causa da Covid-19. Declarações que geraram indignação, levando o pároco a emitir um pedido de desculpas.

11h40 - A Catalunha soma mais 790 casos de contágio por Covid-19 e 13 mortes, revelaram hoje as autoridades sanitárias. No total, a região contabiliza 102.231 infetados e 12.972 óbitos. Espanha, sublinhe-se, reportou ontem 7.117 novos casos. Em cinco dias, as autoridades espanholas diagnosticaram quase 35 mil casos de infeção. "A evolução é preocupante", diz Sánchez

11h30 - A União Europeia está a oferecer aos fabricantes apenas proteção parcial contra os possíveis riscos de uma  vacina contra o novo coronavírus, disseram autoridades europeias à Reuters, referindo que esse facto está a dificultar acordos e contrasta com a política dos EUA.

11h15 - O número de infetados no lar de Póvoa de Santarém (no distrito de Santarém) aumentou para 31, mais um face aos dados conhecidos ontem. Os casos confirmados dizem respeito a 25 utentes e seis funcionários. 

10h20 - O prémio que está previsto ser atribuído aos profissionais de saúde poderá ser financiado pelo SURE, no âmbito da proposta que foi feita pela Comissão Europeia na terça-feira. "Uma compensação especial para os trabalhadores do Sistema Nacional de Saúde envolvidos no combate ao surto da Covid-19. Consiste num bónus de desempenho, pago de uma só vez, correspondente a um valor equivalente a 50% do salário bruto normal do funcionário", pode ler-se no documento de Bruxelas, citado pelo Eco. 

10h05 - A Rússia registou mais 4.676 infetados por Covid-19, ultrapassando a barreira dos 970 mil casos desde o início da pandemia. No que diz respeito ao número de vítimais mortais, o total é de 16.683, sendo que 115 ocorreram nas últimas 24 horas.

9h00 - Investigadores acreditam que a primeira pessoa a contrair Covid-19 foi uma mulher de 75 anos, de Nottingham, que deu entrada no hospital com graves dificuldades respiratórias a 21 de fevereiro, escreve a Sky News.

9h20- O Papa denunciou hoje que a pandemia agravou problemas sociais, especialmente a desigualdade, e criticou uma "economia doente" que o permite, durante uma audiência geral que continua a ser realizada sem fiéis devido às medidas de segurança.

8h50 - O Sindicato Independente dos Médicos exige um pedido de desculpas público depois de o presidente da União das Misericórdias ter afirmado que médicos se recusaram apoiar o lar do Barreiro.

Lamentando as "falsas declarações", o sindicato enaltece, numa carta endereçada à provedora da Santa Casa, que os médicos de família "estiveram desde a primeira hora na linha da frente do combate à epidemia, lutando muitas vezes quer por um simples equipamento de protecção, quer pela existência de condições de assistência segura para doentes e profissionais"

8h35- O comissário Europeu para o Comércio admitiu, na terça-feira, que a presença num jantar na Irlanda sem cumprimento das restrições contra a pandemia de Covid-19 foi um "erro" que o enfraqueceu em Bruxelas. Em entrevista ao canal público irlandês RTE, Phil Hogan disse sentir-se "envergonhado".

8h30 - A Alemanha registou mais 1.576 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, fazendo aumentar o total de infetados, desde o início da pandemia, para 236.429. Os dados atualizados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch dão conta de mais três mortes associadas ao novo coronavírus

8h00- Apenas três em cada 10 pais inquiridos num estudo da Deco se manifestaram satisfeitos com o ensino à distância no 1.º ciclo e a maioria revelou que os filhos tiveram saudades da escola durante o confinamento

7h50 - Sobre a norma que equipara crianças e jovens em risco a idosos, obrigando-os a isolamento de 14 dias (mesmo com teste negativo para a Covid-19), a CNPDPCJ indicou ao Notícias ao Minuto que considera que as orientações e normas da Direção-Geral de Saúde que digam diretamente respeito a crianças e jovens "devem ter subjacente a especificidade inerente à sua realidade, designadamente no que diz respeito a matéria de acolhimento de crianças e jovens em perigo".

Nesse sentido, a CNPDPCJ "sugere que esta orientação possa ser reformulada no menor espaço de tempo para dar eco desta especificidade, e assim salvaguardar o superior interesse das crianças e jovens".

Esta quarta-feira, o jornal Público noticia que a Segurança Social já está a rever a norma em causa. 

7h34 - Um balanço dos focos de Covid-19 em Portugal:

7h35 - A Índia registou 1.059 mortos e mais de 67 mil infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando o número de óbitos para 59.449 e o de casos para 3,2 milhões. Cerca de 1,5 milhão de infeções ocorreram somente em agosto.

7h30 - A Colômbia registou 277 mortos e 10.432 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número de óbitos para 17.889 e o de infetados para 562.128, informaram as autoridades.

7h25 - A Venezuela registou na terça-feira 820 pessoas infetadas com o novo coronavírus, ultrapassando o patamar dos 41 mil casos confirmados, anunciou a vice-Presidente.

7h20 - A China diagnosticou nas últimas 24 horas 15 casos da Covid-19, todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

7h15 - Os Estados Unidos registaram 1.132 mortos e 36.368 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

7h00 - O Brasil reportou 1.271 mortes esta terça-feira, número mais elevado no espaço de uma semana. Foram diagnosticados 47.134 novos casos em 24 horas. 

7h00 - Bom dia! Arranca aqui o nosso acompanhamento AO MINUTO da pandemia no país e no mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório