Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: "Novos surtos são a norma, não a exceção"

Ministra dos Assuntos Exteriores espanhola reagiu à decisão alemã de declarar grande parte de Espanha como "de risco".

Covid-19: "Novos surtos são a norma, não a exceção"
Notícias ao Minuto

22:33 - 14/08/20 por Silvia Abreu

Mundo Pandemia

Novos surtos de Covid-19 estão a acontecer um pouco por toda Europa, com cada país a ter de tomar as suas próprias decisões em relação à forma como lida com estes focos, disse, esta sexta-feira, a ministra dos Assuntos Exteriores espanhola, em reação à decisão alemã, de declarar grande parte de Espanha como "de risco".

A posição do governo alemão surge após a decisão do Reino Unido em impor quarentena aos cidadãos que regressem de Espanha. 

"Novos surtos são a norma, não a exceção. Em Espanha ou noutro país qualquer da União Europeia", afirmou Arancha Gonzalez Laya, numa entrevista concedida à Reuters.

"Cada país está a tomar medidas para combater o vírus... medidas que acham necessárias para proteger os cidadãos. Nós não questionamos as medidas que outros países tomam", continuou, apontando o facto de algumas regiões espanholas terem limitação de mobilidade, "o que mostra que não é uma questão de diplomacia ou política, mas sim de epidemiologia". 

Esta sexta-feira, Espanha voltou a registar quase três mil novos casos. O número crescente de novos casos levou o Executivo a anunciar um pacote de medidas mais restritivas, implementando a proibição de fumar nas ruas - sempre que não seja possível cumprir o distanciamento social - e o encerramento de bares e restaurantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório