Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Explosões: Porto de Beirute recebe o primeiro navio após tragédia

O porto de Beirute recebeu hoje a primeira embarcação a ancorar nas suas águas após a devastadora explosão neste terminal na passada terça-feira, que destruiu os bairros vizinhos e causou 160 mortos e 6.000 feridos.

Explosões: Porto de Beirute recebe o primeiro navio após tragédia
Notícias ao Minuto

20:08 - 10/08/20 por Lusa

Mundo Beirute

O navio 'Vessel Electra' chegou à capital do Líbano com 400 contentores e atracou na área de desembarque do porto, anunciou o canal de televisão local LBCI.

A chegada ocorreu após a designação de um novo diretor do porto, depois do anterior ter sido detido no âmbito da investigação da explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amónio, substância química perigosa, confiscada pelas autoridades libanesas e armazenada na infraestrutura portuária há cerca de seis anos.

No total, 16 pessoas estão sob prisão domiciliária no âmbito do inquérito, tendo a procuradoria ouvido hoje responsáveis da segurança do Estado.

A catástrofe, que deixou até 300.000 pessoas desalojadas, exacerbou a indignação de uma população já mobilizada desde o outono de 2019 contra os líderes libaneses, acusados de corrupção e ineficácia, e hoje, pelo terceiro dia consecutivo, dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com as forças de segurança libanesas no centro da capital.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, anunciou a demissão do governo, após quatro ministros já terem apresentado a sua demissão desde domingo, assim como pelo menos nove deputados.

"A catástrofe que atingiu os libaneses (...) aconteceu devido à corrupção endémica na política, na administração e no Estado", disse Diab.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório