Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2020
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

Baleou agente e fugiu da prisão. 46 anos depois polícia encontrou-o

Luis Archuleta, agora com 77 anos, vivia há décadas no Novo México.

Baleou agente e fugiu da prisão. 46 anos depois polícia encontrou-o

Um agente da polícia baleado na barriga, em 1971, conseguiu encontrar o responsável 46 anos depois de este ter escapado da prisão.

Luis Archuleta, agora com 77 anos, foi detido no estado norte-americano do Novo México, esta quarta-feira, onde se tinha escondido há décadas, conta a Sky News. Segundo o FBI, o suspeito, também conhecido como Larry Pusateri, baleou o agente Daril Cinquanta ao ser mandado parar.

Dois anos depois foi condenado a cumprir pena de prisão por agressão com uma arma mortífera, mas escapou do estabelecimento prisional no Colorado em 1974. Foi emitido um mandado pela sua captura em 77, mas nunca foi encontrado e o mandado expirou em 2018.

Mas Daril Cinquanta nunca parou de investigar. Fez chamadas telefónicas e bateu a várias portas constantemente para tentar localizar o homem que o tinha baleado. Mais recentemente recebeu uma dica anónima.

Foi emitido um novo mandado de captura e a polícia encontrou-o perto da cidade de Santa Fé com o nome Ramon Montoya, uma identidade falsa que usava há 40 anos. Foi detido e vai ser transferido para o estabelecimento prisional do Colorado, onde o antigo agente da polícia espera poder encontrar-se com ele.

"Gostava de me sentar com ele e falar com ele. Pode ou não falar comigo. Quem sabe?" explicou o Daril Cinquanta.

Depois da captura, Michael Schneider, do FBI, acrescentou que isto manda um claro sinal aos criminosos violentos: "O FBI vai encontrar-vos, não interessa quanto tempo demora ou para quão longe fujam e vamos levar-vos à justiça".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório