Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Noruega volta a colocar França na lista vermelha, com Suíça e Rep. Checa

A Noruega anunciou hoje que vai colocar a França, Suíça e República Checa na "lista vermelha" devido ao ressurgimento de casos de covid-19, obrigando a uma quarentena de 10 dias os viajantes provenientes desses países.

Noruega volta a colocar França na lista vermelha, com Suíça e Rep. Checa
Notícias ao Minuto

19:19 - 06/08/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Também o Mónaco e outras duas regiões suecas integram agora a lista, devido à prevalência da doença covid-19, que aumentou acima de 20 novos casos por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, detalhou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Essas medidas vão entrar em vigor durante a noite de hoje para sexta-feira.

Um dos países europeus mais fechados aos viajantes durante o confinamento, a Noruega -- que não é membro da União Europeia, mas integra o espaço Schengen de livre circulação de pessoas -- acabou por fazer uma concessão.

A 15 de julho, suspendeu as restrições de viagens com a maioria dos países europeus, incluindo a França.

"Esses desenvolvimentos confirmam a posição que o governo manteve desde o início [da pandemia]: a situação infecciosa pode mudar rapidamente, assim como as restrições", declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Ine Eriksenn Soreide, citada no comunicado.

Os viajantes provenientes de um país classificado como "vermelho" serão obrigados a uma quarentena obrigatória de 10 dias.

O ministério manteve ainda a recomendação global contra "viagens não essenciais" até 20 de agosto.

Até ao momento, a Noruega registou 9.444 casos do novo coronavírus e 256 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 708 mil mortos e infetou mais de 18,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório