Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Estados Unidos acusam ex-ministro da Guatemala de lavagem de dinheiro

Procuradores dos Estados Unidos acusaram hoje um ex-ministro da Economia da Guatemala de conspiração para lavagem de dinheiro com origem na venda de droga e com o fim de subornar políticos, disseram as autoridades.

Estados Unidos acusam ex-ministro da Guatemala de lavagem de dinheiro
Notícias ao Minuto

23:56 - 05/08/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O gabinete do procurador dos EUA no sul da Florida disse que Ascilo Valladares Urruela, ex-ministro da Economia da Guatemala, ajudou a lavar quase 10 milhões de dólares (cerca de nove milhões de euros) de dinheiro ilegal, entre 2014 e 2018.

Os seus alegados cúmplices incluem um narcotraficante, um político corrupto e um outro funcionário.

"Valladares Urruela recebia regularmente malas e maletas cheias de dinheiro sujo e indetetável, que ele sabia ter origem no tráfico de droga, que usava para subornar políticos guatemaltecos", disse o gabinete do procurador de Miami.

Pelo menos duas empresas desta cidade da Florida ajudaram a transferir o dinheiro para a América do Sul, segundo a procuradoria, que acusa Valladares de conspiração para lavagem de dinheiro.

Valladares foi ministro da Economia no Governo do ex-Presidente Jimmy Morales e é considerado um fugitivo na Guatemala, onde a justiça também o acusa de lavagem de dinheiro e associação ilegal.

O seu pai, Acisclo Valladares Molina, embaixador da Guatemala no Reino Unido, escreveu hoje na sua conta pessoal da rede social Twitter que as acusações nada têm a ver com o desempenho do seu filho enquanto ministro da Economia, atribuindo as alegações a uma "vingança subtil" dos traficantes de drogas contra a família Valladares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório