Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Três toneladas de cocaína apreendidas na Guatemala e nas Honduras

As autoridades policiais da Guatemala e das Honduras, em operações distintas, apreenderam domingo três toneladas de cocaína, indicaram hoje fontes oficiais dos dois países.

Três toneladas de cocaína apreendidas na Guatemala e nas Honduras
Notícias ao Minuto

22:05 - 27/07/20 por Lusa

Mundo Tráfico de droga

Na Guatemala, os serviços antidroga descobriram destroços de um avião e de dois camiões incendiados numa zona arborizada do departamento de Péten, no norte do país, já próximo da fronteira com o México e Belize, indicou a polícia local, num comunicado.

No documento, é referido que a droga estava meio enterrada na terra e que, depois de pesada, verificou-se que ascendia a 2,1 toneladas.

Segundo o exército guatemalteco, o avião entrou ilegalmente, na manhã de domingo, no espaço aéreo do país e foi detetado pelos radares.

As autoridades locais indicaram que, no último ano, pelo menos 48 aviões de pequeno porte foram abandonados em pistas clandestinas, após terem sido utilizados para transportar droga.

Nas Honduras foram apreendidos 901 quilogramas de cocaína a bordo de um pesqueiro ao largo do departamento de Gracias a Dios (leste), durante uma operação conjunta dos serviços antidroga hondurenho e colombiano, com apoio dos Estados Unidos.

Num comunicado, o Exército das Honduras referiu que a droga, repartida em 36 pacotes, estava dissimulada em esconderijos no barco de pesca e que os três tripulantes, todos de nacionalidade hondurenha, foram detidos.

A 20 deste mês, as autoridades hondurenhas apreenderam também 806 quilogramas de cocaína depois de terem intercetado um avião que acabara de aterrar numa pista clandestina, também no departamento de Gracias a Dios.

Os cartéis de traficantes de droga, com a ajuda de cúmplices no terreno, utilizam a América Central como ponto de passagem para o mercado norte-americano, investindo também na região central do continente americano para branquear os lucros obtidos.

Segundo as autoridades norte-americanas, 90% da cocaína enviada para os Estados Unidos transita pela América Central e pelo México, transportada por aviões, navios ou mesmo por submersíveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório