Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Chile anuncia medidas de desconfinamento gradual em algumas zonas

As autoridades de saúde do Chile anunciaram hoje as primeiras zonas que vão sair do confinamento domiciliário preventivo em vigor naquele país nos últimos meses devido à pandemia de covid-19.

Chile anuncia medidas de desconfinamento gradual em algumas zonas
Notícias ao Minuto

21:31 - 24/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Estas zonas fazem parte da primeira fase do plano "passo a passo", estabelecido pelo Governo do Chile para aliviar as medidas sanitárias, noticia a agência Efe.

A subsecretária da Saúde, Paula Daza, explicou que sete municípios da região metropolitana, à qual pertence a capital, Santiago do Chile, e dois da região vizinha de Valparaíso, vão ver levantadas as medidas de confinamento na segunda fase do plano, que permite o fim das restrições de segunda a sexta-feira.

O fim gradual do confinamento será aplicado em nove zonas, de dezenas que em todo o país viram ser impostas restrições de mobilidade.

O avanço para a segunda etapa, chamada de 'transição', implica, entre outras medidas, a capacidade de sair à rua a partir de terça-feira, apesar do confinamento se manter aos fins de semana e feriados, assim como o recolher noturno, que a nível nacional continua em vigor todos os dias.

As aglomerações estão limitadas a cinco pessoas em espaços fechados e a 10 no exterior, e a liberdade de mobilidade nestas zonas não permite aos cidadãos deslocarem-se a outros municípios que ainda estão em confinamento.

Santiago do Chile, Vitacura, Lo Barnechea, Las Condes, Ñuñoa, La Reina e as cidades na periferia da capital serão as primeiras, juntamente com San Felipe e San Antonio, da região de Valparaíso.

O ministro da Saúde, Enrique Paris, explicou ainda que a região do sul, La Araucanía, passará para a quarta das cinco fases do plano de reabertura, a etapa 'abertura inicial', tal como as regiões do sul Los Ríos e Aysén, que poderão já retomar certas atividades de menor risco de contágio.

Em sentido contrário, quatro novas zonas, Copiapó, La Calera, La Cruz e Isla de Maipo, no centro do país, entram em confinamento na terça-feira devido ao aumento de casos.

Enrique Paris destacou ainda que "os números continuam a melhorar" no que diz respeito à evolução da pandemia naquele país.

Nos últimos sete dias houve uma diminuição de 15% no número de novos casos de infeção.

Nas últimas 24 horas registaram-se 2.545 novos casos positivos para a covid-19, elevando o número total para 341.304 desde que a pandemia atingiu o Chile, em 03 de março.

Perderam a vida devido à doença causada pelo novo coronavírus mais 76 pessoas, sendo agora 8.914 o total de mortos, ao qual se juntam mais 3.932 mortes "suspeitas" de estarem ligadas à covid-19.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 627 mil mortos e infetou mais de 15,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório