Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Polícia britânico suspenso ao ser filmado ajoelhado em pescoço de detido

Caso está a ser comparado ao de George Floyd.

Polícia britânico suspenso ao ser filmado ajoelhado em pescoço de detido
Notícias ao Minuto

19:38 - 18/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Violência policial

Marcus Coutain, de 48 anos, foi filmado a suplicar a um agente da Polícia de Scotland Yard que saíssem de cima do seu pescoço, enquanto estava algemado, na calçada de Islington, no norte de Londres, na quinta-feira.

Nas imagens, amplamente partilhadas nas redes sociais, vê-se um homem negro, algemado, com um polícia ajoelhado no seu pescoço.

A certa altura, enquanto Marcus luta no chão, grita: "Sai de cima de mim, sai do meu pescoço! Não fiz nada de errado, sai do meu pescoço". Ao que o agente responde: “Vais comportar-te?”

Pouco depois, o polícia sai de cima de Marcus e diz-lhe para continuar parado, no chão.

Perante estas imagens, o advogado de defesa do homem exige um pedido de desculpas público pela parte da Scotland Yard.

"O meu cliente está muito angustiado e confuso com esta atuação. Foi uso de força excessiva, um joelho no pescoço… foi exatamente o que aconteceu com George Floyd nos EUA", atirou.

Felizmente, e ao contrário do que aconteceu com George Floyd, Marcus sofreu apenas ferimentos ligeiros nos pulsos e pescoço. Contudo, a atuação desta equipa policial está a ser amplamente criticada e até o responsável da Scotland Yard, Steve House, já admitiu estar chocado com o vídeo.

"As imagens são profundamente perturbadoras. Esta técnica não faz parte nossa forma de trabalhar", disse Steve House ao jornal Metro, adiantando que o caso está investigação e que o polícia filmado ajoelhado já foi suspenso enquanto que o colega, que assistiu ao momento, foi colocado num lugar de trabalho administrativo.

Já Marcus compareceu, na tarde deste sábado, a tribunal, acusado de empunhar uma faca em público e de tentativa de agressão. O britânico negou os factos, garantindo que apenas tinha na sua posse uma faca para arranjar a sua bicicleta. A audiência foi marcada para o dia 17 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório