Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Freguesias em calamidade têm mais pessoas. Açores com 2 casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Freguesias em calamidade têm mais pessoas. Açores com 2 casos
Notícias ao Minuto

07:44 - 17/07/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Os líderes da União Europeia já iniciaram a cimeira extraordinária, em Bruxelas, para tentarem alcançar um compromisso sobre o plano de relançamento face à crise da Covid-19 que todos admitem ser urgente, mas um acordo afigura-se difícil de alcançar. É o primeiro Conselho Europeu presencial dos últimos cinco meses e deverá durar até sábado.

Os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral da Saúde dão conta de que Portugal registou mais três mortes em 24 horas, num total de 1.679 óbitos associados ao novo coronavírus. Há ainda mais 366 infetados com Covid-19, o que faz aumentar o total de casos positivos, desde o início da pandemia, para 47.765. No mundo, segundo os últimos dados, a pandemia matou quase 590 mil pessoas e infetou mais de 13,8 milhões.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h15 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

14h59 - As 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) em estado de calamidade têm uma densidade populacional sete vezes superior à da restante AML e maior proporção de edifícios com sete ou mais alojamentos, revelou hoje o INE.

14h46 - As comunidades autónomas da Galiza e de Castela-Leão decidiram juntar-se àquelas que tornaram obrigatório o uso de máscara no interior e no exterior, mesmo no caso em que haja distanciamento social.

14h28 - Segurança esfaqueado por pedir a cliente para pôr máscara em supermercado. Aconteceu na noite de ontem, em Câmara de Lobos, na Madeira.

14h20 - Açores com dois novos casos nas ilhas de São Miguel e TerceiraOs Açores registaram dois novos casos positivos de covid-19, nas ilhas de São Miguel e Terceira, decorrentes de análises realizadas nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h34 - Depois dos Países Baixos, Espanha manda abater mais de 92 mil martas. Animais estão infetados com Covid-19 e vão ser abatidos por representarem um risco para a saúde pública.

13h31 - mara Municipal de Reguengos de Monsaraz revelou, esta sexta-feira, que, nas últimas 24 horas, a situação epidemiológica no concelho permaneceu "sem alterações" em comparação a ontem. Este é o nono dia consecutivo em que não são registados novos casos na localidade. No entanto, há mais um doente internado.

13h27 - Investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) vão acompanhar casais, desde o terceiro trimestre de gravidez até ao pós-parto, com o objetivo de perceber as vulnerabilidades sentidas no contexto da Covid-19.

13h06 - A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) revelou hoje que transportou na primeira semana de julho cerca de 160 mil passageiros/dia, um aumento de 98% face ao início do desconfinamento e o equivalente a 58% da média pré-pandemia.

13h02 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 590.132 pessoas e infetou mais 13,8 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo o mais recente balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais. 

12h51 - O Governo regional da Catalunha recomendou hoje aos habitantes da área metropolitana de Barcelona para "ficarem em casa" e só saírem em caso de necessidade, uma medida para travar o aumento de casos de covid-19.

12h47 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, mostrou hoje esperança no regresso à normalidade antes do Natal, ao anunciar o plano para impedir uma potencial segunda vaga da pandemia covid-19 no Reino Unido. 

12h22 - A filha do príncipe Alberto do Mónaco diagnosticada com Covid-19. Jazmin Grimaldi, a filha mais velha do príncipe Alberto do Mónaco, testou positivo para Covid-19, comunicou a própria num vídeo publicado nas suas redes sociais.

View this post on Instagram

My hope is to help at least one person with this video. #wearamask #staysafe #pandemic #covid19

A post shared by JazminGraceGrimaldi (@jazmingrimaldi) on Jul 14, 2020 at 7:11pm PDT

12h04 - O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, alertou hoje os líderes da União Europeia (UE) que as decisões a tomar "serão cruciais" para as próximas décadas e quer ver os eurodeputados mais incluídos no processo.

12h02 - Macau deixou de ter qualquer caso ativo, depois do último paciente diagnosticado com covid-19 ter recebido hoje alta hospitalar, informaram as autoridades de saúde em conferência de imprensa.

11h45 - Em dia de aniversário, o primeiro-ministro, António Costa, ofereceu aos líderes da União Europeia máscaras de proteção contra a Covid-19 confecionadas em Portugal e personalizadas, no início da primeira cimeira presencial em Bruxelas desde que a pandemia atingiu a Europa. Também a chanceler Angela Merkel está de parabéns.

Notícias ao Minuto© Getty Images

11h33 - Quatro elementos da tripulação de um navio em reparação na Lisnave e um trabalhador do estaleiro testaram positivo à Covid-19, mas a empresa refere que continua a laborar normalmente e a cumprir as regras da Direção-Geral da Saúde.

11h29 - O chefe da diplomacia argentina indicou que "os pólos opostos", que representam os presidentes de Argentina e Brasil, fazem com que a relação "não esteja fácil" e que os dois líderes não tenham contacto direto.

11h18 - fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, criticou o Presidente dos EUA, Donald Trump, e a atuação no combate à pandemia da Covid-19Zuckerberg fez os comentários numa conversa transmitda pela rede social com o epidemiologista encarregue da equipa de combate à Covid-19, Anthony Fauci.

10h49 - Os chefes de Estado e de Governo já iniciaram, em Bruxelas, uma cimeira que se prevê longa, durante a qual vão tentar chegar a um acordo sobre o plano de relançamento da economia europeia face à crise provocada pela pandemia da Covid-19.

10h38 - A cantora Simone de Oliveira regressa no domingo aos palcos, depois de uma paragem forçada pela covid-19, com um espetáculo no Tivoli, em Lisboa, que terá vários convidados, entre os quais António Zambujo e FF.

10h34 - Um homem está a lutar pela sua vida, depois de ter contraído a Covid-19.  O norte-americano John Place foi infetado pelo filho, que ignorou os conselhos para o uso de máscara e se encontrou com um grupo de amigos e está agora internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e ligado a um ventilador há já duas semanas. 

10h20 - Pedro Sánchez relembrou que os líderes europeus estão "obrigados" a 'fechar' um acordo sobre o plano de recuperação face a uma crise "inédita". Para o líder socialista espanhol, um bom acordo passa por um fundo de recuperação que transforme as economias europeias "em economias muito mais resilientes, verdes, digitais e inclusivas", sendo que a inclusão "deve ser não só territorial mas também social".

10h13 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou hoje que o futuro da União Europeia não podia estar mais em jogo, falando à chegada à cimeira dedicada ao plano de recuperação após a crise gerada pela Covid-19.

10h04 - O coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, defendeu hoje que a massificação do teletrabalho não é vantajosa para os trabalhadores e para os serviços da Administração Pública. Referindo ainda que qualquer alteração legislativa no que diz respeito ao regime de teletrabalho terá que "defender os interesses dos trabalhadores".

9h53 - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse esperar negociações "muito difíceis" no Conselho Europeu, em Bruxelas, dadas as "divergências muito grandes" ainda existentes entre os líderes europeus sobre a resposta à crise gerada pela Covid-19.

9h46 - Por seu lado, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, admitiu não estar otimista sobre a cimeira, estimando que a possibilidade de chegar a acordo é inferior a 50%. "De momento, não estou otimista, mas nunca se sabe. Ninguém está interessado em reunir-se para outra [cimeira de líderes]", disse.

9h32 - À chegada à sede do Conselho Europeu, na capital belga, o primeiro-ministro, António Costa, reiterou hoje em Bruxelas o desejo num "acordo rápido" em torno da proposta de relançamento da economia europeia, fazendo votos para que o Conselho não perca tempo, até porque a proposta sobre a mesa é "excelente".

9h28 - Pedro Nuno Santos, admitiu, esta sexta-feira, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, que o Governo pode deixar cair as limitações à lotação dos transportes públicos, impostas para 'travar' a propagação do novo coronavírus. O ministro das Infraestruturas justifica uma eventual decisão do Governo com a dificuldade de controlar os limites em hora de ponta.

9h26 - A companhia aérea britânica British Airways (BA) anunciou hoje que vai retirar toda a sua frota de Boeing 474 "com efeito imediato", na sequência da diminuição do tráfego de passageiros devido à pandemia da Covid-19.

9h22 - A TAP formalizou o acordo com o Estado à CMVM. O Estado passa assim a deter uma participação social total de 72,5% e os correspondentes direitos económicos na TAP SGPS, pelo montante de 55 milhões de euros.

8h58 - Um grupo de cientistas do centro médico académico Cleveland Clinic detetaram determinados fatores genéticos que podem impactar numa maior predisposição à Covid-19. A investigação apurou que mutações prejudiciais nos genes ACE2 e TMPRSS2 podem estar correlacionadas a quadros graves de Covid-19.

8h57 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, admitiu que a cimeira de líderes que hoje arranca, dedicada à resposta económica à crise da covid-19, significará uma "negociação muito difícil", apelando à "coragem política" para chegar a acordo.

8h53 - O presidente francês afirmou que o Conselho Europeu que hoje começa em Bruxelas é um "momento de verdade e de ambição para a Europa", garantindo que tudo fará para contribuir para um compromisso sobre o plano de relançamento da UE.

8h40 - O governo israelita decidiu impor a partir de hoje "medidas intermédias" para evitar o confinamento geral, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, anunciando o encerramento de locais públicos aos fins de semana. "Apartir da meia-noite de hoje e até ao domingo de manhã, até nova ordem, os restaurantes e complexos desportivos vão permanecer encerrados, assim como centros comerciais, cabeleireiros, bibliotecas, jardins zoológicos, museus, piscinas, parques de atração turística, e os elétricos não vão circular", indica um comunicado do gabinete do primeiro-ministro e do ministro da Saúde.

8h36 - O governo do Japão anunciou hoje que decidiu excluir a região de Tóquio da polémica campanha para fomentar o turismo interno, perante o aumento de contágios da Covid-19 na capital. Tóquio voltou hoje a registar, pelo segundo dia consecutivo, um novo máximo do número de casos, 290, o que eleva para 8.930 o número de contágios desde o início da epidemia. O Japão registou 23.658 infetados pelo novo coronavírus desde o início da epidemia.

8h15 - Eric Bledsoe, basquetebolista de 30 anos que milita nos Milwaukee Bucks, contraiu uma infeção pelo novo coronavírus, segundo revelou o próprio, em declarações prestadas, esta sexta-feira, à estação televisiva norte-americana ESPN.

7h46 - Sabe qual é o sintoma mais comum de Covid-19? De acordo com uma nova pesquisa britânica trata-se da dor de cabeça. Os especialistas afirmam que 62% das pessoas que experienciaram qualquer sintoma de Covid-19 reportaram sofrer de dor de cabeça. 

7h40 - Casos disparam na cidade australiana de Melbourne apesar de confinamento. Melbourne, a segunda cidade mais populosa da Austrália, registou 423 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde final de março, apesar da reintrodução do confinamento há mais de uma semana.

7h32 - A Índia registou 34.956 novas infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando um milhão de casos (1.003.832) desde o início da epidemia, informaram as autoridades. O Ministério da Saúde também registou um novo máximo de mortes nas últimas 24 horas (687), elevando o total de óbitos no país para 25.602.

7h29 - O México registou 668 mortos e 6.406 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 37.574 óbitos e 324.041 infeções desde o início da epidemia, indicou o Ministério da Saúde mexicano.

7h25 - Mais do que o receio da Covid-19, são as perdas no rendimento e o medo de perder o emprego que estão a levar muitos emigrantes a adiar a visita a Portugal neste verão, de acordo com a secretária de Estado das Comunidades Portuguesa.

7h23 - Os Estados Unidos registaram, nas últimas 24 horas, mais de 68 mil novos casos de Covid-19 - depois de na quinta-feira terem ultrapassado a barreira dos 70 mil contágios, indicou a Universidade Johns Hopkins - num total de mais de 3,56 milhões de infeções desde o início da epidemia. No mesmo período, o número de mortes elevou-se a 974 para um total de 138.201 óbitos.

7h21 - A companhia canadiana de acrobatas Cirque du Soleil anunciou hoje que aceitou uma oferta de compra dos seus credores, que servirá como ponto de partida para o leilão a realizar em agosto, depois de ter passado por sérias dificuldades na sequência dos prejuízos provocados pela pandemia.  O acordo substitui a oferta de compra que o circo de Montreal apresentou no fim de junho pelos atuais acionistas, os fundos americanos TPG e Chinese Fosun, bem como a 'Caisse de depot et placement du Quebec'.

7h15 - A China diagnosticou um novo caso de contágio local, na região autónoma de Xinjiang, ao fim de dez dias sem registo de transmissões domésticas, indicaram hoje as autoridades chinesas. Nas últimas 24 horas, o país diagnosticou ainda nove novos casos da Covid-19 entre viajantes oriundos do exterior.

7h11 - As receitas das grandes apostas em Macau caíram para 1,5 mil milhões de Hong Kong dólares (170 milhões de euros) no segundo trimestre, um resultado que traduz a crise causada pela pandemia na capital mundial do jogo.

7h07 - A crise afasta mais emigrantes de Portugal do que a Covid-19. A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas admite reforçar os meios dos consulados portugueses no estrangeiro se existirem situações de rutura nesta fase de retoma dos serviços que ficaram pendentes durante o confinamento devido à Covid-19.

7h02 - A oposição venezuelana denunciou, na quinta-feira, que 72 mortes causadas pela Covid-19 não foram incluídas nos dados oficiais do país. De acordo com os dados oficiais, 10.428 pessoas foram até agora contagiadas com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Destas, 3.050 foram consideradas curadas e 100 morreram.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento da noite de quarta-feira aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório