Meteorologia

  • 04 AGOSTO 2020
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

Médicos da maior cidade da Nigéria em greve por melhores condições

Médicos em Lagos, a maior cidade da Nigéria, iniciaram hoje uma greve de três dias para protestar contra as suas condições de trabalho, mas garantiram que o pessoal que trata a covid-19 não está envolvido no movimento.

Médicos da maior cidade da Nigéria em greve por melhores condições
Notícias ao Minuto

12:46 - 13/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Os médicos, a pedido da sua organização profissional, decidiram avançar para a greve face ao silêncio das autoridades em relação às suas exigências de salários mais elevados e de melhores condições materiais de trabalho.

"Os subsídios profissionais aprovados pelo Governo federal não foram aprovados pelo governo de Lagos para os seus médicos", disse um responsável sindical, Oluwajimi Sodipo, citado num comunicado.

A greve, salientou, não inclui os membros do sindicato que trabalham nas enfermarias de isolamento do novo coronavírus, apesar de estes terem os seus salários em atraso.

A Nigéria tem mais de 32.500 casos de covid-19 e 740 mortes. A maioria dos casos foram registados em Lagos, a maior cidade do país, com cerca de 20 milhões de habitantes.

Mais de 800 trabalhadores da saúde foram infetados com o vírus, segundo o Centro de Controlo de Doenças da Nigéria.

A Associação Médica Nigeriana - o principal organismo médico do país - ameaçou avançar com uma série de greves durante a pandemia para reclamar melhores condições de segurança.

Em África, há 13.238 mortos confirmados em cerca de 595 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório