Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Explosão de mina no Chade provoca a morte de 13 soldados e nove feridos

Pelo menos 13 soldados morreram hoje e nove ficaram feridos no Chade, na região do Lago Chade, na fronteira com o nordeste da Nigéria, depois de um dos veículos em que seguiam ter ativado uma mina terrestre.

Explosão de mina no Chade provoca a morte de 13 soldados e nove feridos
Notícias ao Minuto

19:57 - 09/07/20 por Lusa

Mundo Chade

"Três veículos do exército nacional chadiano patrulhavam a área de Kaiga Kindjiria e, perto da aldeia de Darkalom, um deles explodiu depois de pisar uma mina", disse o porta-voz das Forças Armadas chadianas, o coronel Azem Bermandoa, à Efe, confirmando o número de mortos.

Segundo Bermandoa, os feridos foram transferidos para a capital, Djamena, para tratamento médico, e até agora nenhum grupo terrorista reivindicou a autoria do que aconteceu.

A província do Lago Chade tem enfrentado constantes ataques jihadistas desde a radicalização, na última década, do grupo extremista nigeriano Boko Haram, que começou a aterrorizar também a população de países vizinhos, como o Chade, os Camarões ou o Níger.

Em 4 de julho, o Governo começou a destacar um total de 8.000 soldados, para travar a crescente ameaça jihadista nesta região, que conta 3,6 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, de acordo com dados ds Nações Unidas, porque não podem pescar nem cultivar.

Poucos acreditam que o fim desta guerra seja alcançado através da luta armada.

"Creio que este ataque contradiz a tese das autoridades militares chadianas de que a presença destes 8.000 soldados porá fim aos ataques", disse o secretário-geral da Convenção Chadiana dos Direitos do Humanos, Mahamat Nour Ahmat Ibedou, à Efe.

"Esta é uma guerra assimétrica, contra um inimigo invisível, pelo que acabar com esta névoa que é Boko Haram não vai acontecer hoje", acrescentou.

Este ataque mortal é outro golpe para as Forças de Defesa e Segurança Chadianas, que em 23 de março perderam mais 92 homens numa ofensiva do Boko Haram, no que é considerado o seu pior ataque ao exército e que lançou a operação militar "Wrath on Bohoma".

Durante a ofensiva na região do Lago Chade, pelo menos 52 soldados foram mortos em abril, de acordo com fontes militares, enquanto cerca de mil terroristas foram neutralizados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório