Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Itália pode forçar internamento a quem recusar tratamento para a Covid-19

O ministro da Saúde italiano está a analisar essa possibilidade. Recentemente ocorreu um surto de coronavírus na região de Veneto por causa de um homem infetado que recusou tratamento.

Itália pode forçar internamento a quem recusar tratamento para a Covid-19
Notícias ao Minuto

19:07 - 07/07/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O governo italiano está a analisar a hipótese de implementar internamentos forçados nas unidades hospitalares a pessoas infetadas com o coronavírus e que recusem tratamento, adianta o The Guardian. A possibilidade foi aventada na sequência de um surto de infeções na região de Veneto, no norte de Itália, e que foi provocada por um homem que desenvolveu sintomas associados à Covid-19 e que rejeitou inicialmente o tratamento médico. 

O homem de 64 anos, residente em Vicenza, tinha regressado de uma viagem de negócios à Sérvia, tendo o diagnóstico de Covid-19 sido posteriormente confirmado. Encontra-se agora hospitalizado em estado grave. 

Antes de ser internado esteve presente num funeral e numa festa de aniversário, tendo infetado cinco pessoas. As autoridades tiveram de colocar outras 89 pessoas em quarentena. 

"Estou a avaliar com o meu departamento legal a hipótese de um tratamento de saúde compulsivo em situações em que uma pessoa deve ser tratada mas recusa", referiu Roberto Speranza, ministro da Saúde italiano. 

O governante avisou ainda que as pessoas com Covid-19 que não cumprem o isolamento podem enfrentar penas de prisão e destacou que a quarentena de 14 dias para as pessoas que cheguem a Itália provenientes de países fora do espaço Schengen deve ser respeitada. 

Luca Zaia, governador da região de Veneto, já apelou à implementação de internamentos compulsivos e aprovou a aplicação de uma coima de mil euros a quem ignorar as regras de quarentena. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório