Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Incidente em central nuclear de Teerão provocou "perdas significativas"

A Agência de Energia Atómica do Irão reconheceu hoje que a instalação nuclear de Natanz sofreu "perdas financeiras significativas" na sequência de um acidente recente cujas causas não foram reveladas.

Incidente em central nuclear de Teerão provocou "perdas significativas"
Notícias ao Minuto

11:01 - 06/07/20 por Lusa

Mundo Teerão

O porta-voz do organismo iraniano, Behuruz Kamalvandi, adiantou que o acidente não causou vítimas, mas "muitos equipamentos de medição e outros instrumentos de precisão" ficaram destruídos.

Em declarações à agência oficial de notícias IRNA, Kamalvandi, acrescentou que a destruição do equipamento "pode atrasar, a médio prazo, o desenvolvimento das centrifugadoras de ponta" que o Irão começou a instalar em Natanz.

A instalação das centrifugadoras em Natanz constitui uma violação do acordo internacional sobre a energia nuclear do Irão, em 2015, que por sua vez foi rejeitado unilateralmente pela administração norte-americana.

O acidente, que afetou as coberturas de uma construção que decorre nas "zonas abertas" da central, ocorreu na passada quinta-feira, mas não foi divulgado na altura "por motivos de segurança".

O incidente, que não provocou vítimas, não prejudicou o funcionamento das atividades em curso na central de enriquecimento de urânio nem contaminação radioativa, segundo o porta-voz iraniano.

O complexo nuclear Shahid Ahmadi Roshan de Natanz tem mais de 100 mil metros quadrados e está, sobretudo, construído a oito metros debaixo da terra. 

Natanz fica situada no centro do país e a central está a ser alvo da monitorização da Agência Internacional de Energia Atómica, no âmbito do acordo de 2015, assinado entre o Irão e seis potências internacionais e que prevê a limitação do programa atómico iraniano em troca do levantamento de sanções. 

Em retaliação contra a retirada dos Estados Unidos do tratado, o Irão deixou de cumprir uma parte dos compromissos e iniciou a construção de centrifugadoras IR-6 em Natanz, ultrapassando os limites de enriquecimento de urânio que estavam estabelecidos pelo mesmo acordo. 

Apesar do incidente de quinta-feira - que pode atrasar alguns dos projetos iranianos em Natanz -, Kamalvandi adiantou que o local sinistrado vai ser reconstruído e que vai ficar "dotado de mais capacidades". 

Sobre as causas do incidente, o porta-voz limitou-se a dizer que o Conselho de Supremo de Segurança Nacional do Irão "tomou conhecimento". 

"Por causa de algumas questões de segurança, a causa do incidente vai ser anunciada no momento adequado", disse ainda Kamalvandi.

Algumas informações não confirmadas apontam que o incidente terá sido provocado por um ataque cibernético ou por operações de sabotagem levadas a cabo pelos Estados Unidos e Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório