Três polícias de Aurora, no Colorado, Estados Unidos da América, foram despedidos após terem partilhado fotografias onde os próprios recriavam uma manobra que agentes usaram para manter submisso um homem negro que acabou posteriormente por morrer, avançou a autoridade e citou a Reuters esta sexta-feira. Um quarto polícia resignou ao cargo.
Jason Rosenblatt, Erica Marrero e Kyle Dittrich perderam o emprego, enquanto o outro agente, identificado como Jaron Jones, pediu a sua dispensa.
Uma das fotos, tirada em outubro do ano passado, prossegue a agência Reuters, mostra Kyle Dittrich e Jaron Jones a recriarem uma manobra de aperto da carótida, enquanto Erica Marrero posava a sorrir ao lado dos colegas. Estas foram captadas junto do local onde ocorreu o 'confronto' que levou ao óbito de Elijah McClain e divulgadas esta sexta-feira.
Vanessa Wilson, a chefe interina da polícia local, fez ontem uma conferência de imprensa onde anunciou os despedimentos e referiu que as ações dos agentes eram "repreensíveis". "Estou enojada", cita ainda a agência.
Elijah McClain, que tinha 23 anos na altura da sua morte, em agosto de 2019, estava a caminhar numa rua de Aurora quando foi abordado por três agentes por desconfiarem que o jovem apresentava um comportamento suspeito.
A advogada da família afirmou que não só a polícia matou um "homem inocente" como também gozou com o incidente ao recriá-lo.