Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Portugal ultrapassa os 40 mil casos; 9,2 milhões pelo mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal ultrapassa os 40 mil casos; 9,2 milhões pelo mundo
Notícias ao Minuto

07:55 - 24/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Em dia de São João, o Porto acordou vazio pela primeira vez. Na noite do Santo mais popular do Norte não houve bailaricos, arraiais, martelos, alho-porro e fogo-de-artifício. As ruas da cidade despiram-se de gente, devido à pandemia da Covid-19, algo que, nem em 1918, com a Gripe Espanhola, aconteceu.

Apesar de não haver festejos, o dia 24 de junho promete ser preenchido. O Presidente da República, o primeiro-ministro e os líderes partidários reúnem-se esta quarta-feira com especialistas para avaliar a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, com foco na Área Metropolitana de Lisboa, onde tem surgido a maioria dos novos casos. Esta será a nona reunião técnica realizada no Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa, desde que a pandemia chegou a Portugal.

Quanto a números, Direção-Geral da Saúde anunciou esta quarta-feira um total 1.543 mortes relacionadas com a Covid-19, mais três do que ontem. Há ainda registo de mais 367 infetados por Covid-19 (o que traduz um aumento de 0,92% em relação ao dia anterior), tendo a região de Lisboa ultrapassado o Norte em número de casos.

Já pelo mundo, o novo coronavírus já matou pelo menos 477.570 pessoas e infetou 9,2 milhões em todo o mundo desde dezembro

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h40 - Fechámos este registo. Pode continuar a acompanhar as incidências da tarde aqui.

15h41 - A Croácia impôs hoje restrições fronteiriças aos cidadãos de outros países dos Balcãs depois do aumento de casos de coronavírus e de um novo surto num torneio de ténis organizado pelo número um mundial, o sérvio Novak Djokovic.

15h38 - Em plena pandemia mundial, com centenas de eventos a serem cancelados, há um que vem inverter a tendência atual. No estado de Wisconsin, nos EUA, acaba de ser criado um novo festival de verão. Trata-se do Herd Immunity Festival -  Festival da Imunidade em Grupo, em português. Descubra tudo aqui

15h37 - A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que o número de testes de diagnóstico da covid-19 realizados em Portugal acompanha a evolução da situação epidemiológica, justificando o menor reforço da testagem com a diminuição do número de sintomáticos.

15h33 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse hoje em Nelas, distrito de Viseu, que "não deve existir nenhuma restrição discriminatória" na reabertura de fronteiras entre os países membros da União Europeia (UE).

15h21 - O diretor-geral da OMS disse hoje que a pandemia da covid-19 "está a crescer a um ritmo alarmante" e defendeu a necessidade de apostar nas infraestruturas necessárias à produção e distribuição de uma vacina.

15h09 - "Esta não foi uma boa reunião", começou por dizer a representante do Iniciativa Liberal, Carla Castro, passando de seguida a recusar as decisões do Governo que, diz serem "baseadas no achismo e empirismo". "A perceção que se está a gerar em relação a uma irresponsabilidade dos jovens como bode expiatório é algo que rejeitamos totalmente. Os políticos também estão a dar um mau exemplo", alerta, adiantando que "isto definitivamente não está a correr bem."

15h04 - André Ventura do Chega defendeu que a política de testagem deve continuar e que a estratégia de desconfinamento deve ser repensada. "Todos estivemos convencidos que um desconfinamento se traduziria numa imunidade de grupo, mas esta estratégia merece ser repensada", disse.

15h00 - A deputada Mariana Silva do PEV pediu ao Governo para passar uma mensagem clara à sociedade de como esta pode voltar à normalidade, sem, contudo, aumento o número de casos de infeção. "Os Verdes deixam a mensagem de que não podemos acusar os jovens ou qualquer classe ou grupo etário desta questão da propagação da vírus, mas devemos sim fazer campanhas claras sobre como podemos voltar às nossas vidas e à nossa normalidade", referiu a parlamentar.

14h57 -  Por sua vez, a deputada Inês Sousa Leal disse que o PAN vê "com preocupação" as taxas de ocupação dos hospitais em Lisboa e Vale do Tejo", não só pela perspectiva dos doentes, mas também devido aos profissionais de saúde. "É com preocupação que vemos as taxas de ocupação dos hospitais. Há focos mais marcados em Lisboa e Vale do Tejo, há um taxa de 60% e pressão sobre os profissionais de saúde, é preciso olhar para os recursos e à Segurança Social, para perceber a resposta que o país está a dar a estas pessoas, É preciso dar meios de auto-proteção", atirou.

14h51 - Francisco Rodrigues dos Santos apelou "ao Governo que não tente arranjar justificações implausíveis para a situação de Lisboa e Vale do Tejo e que pode representar uma segunda vaga". O líder do partido apontou ainda o dedo ao Executivo por permitir a realização do Avante, de manifestações, de espetáculos no Campo Pequeno e da final da Champions.

14h46 - Moisés Ferreira do Bloco de Esquerda (BE) sublinhou a importância de "existirem medidas concretas que ataquem as causas que estão por de trás de surtos e contágios que continuam a existir" e apontou "os transportes sobrelotados, a falta de condições de trabalho e a falta de condições de habitação” como principais razões do aumento de contágios nas 19 freguesias da Região de Lisboa e Vale do Tejo onde se mantém o estado de calamidade.

14h40 - o deputado do PSD Ricado Baptista Leite frisou que o aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo “é a representação de uma segunda onda da Covid-19 e não é o resultado do aumento de testarem que foi uma teoria veiculada nos últimos dias”. Antes de terminar, o parlamentar fez um apelo aos portugueses: "Façam esse isolamento, se tiverem infetados, se tiveram com alguém infetado fiquem em casa durante 15 dias, para podermos manter a economia a funcionar".

14h34 - Depois do Presidente da República falam os representantes dos vários partidos que estiveram presentes na reunião com o Infarmed. O deputado socialista José Luís Carneiro foi o primeiro a falar.

O secretário geral adjunto do PS garantiu que "a situação encontra-se sob controlo", pelo facto de estarmos entre os países que mais testes faz, e apontou o R de 1,08 para explicar os bons resultados, no quadro que era previsível para o desconfinamento.

"Consolidou-se a capacidade de resposta do SNS" e o número de óbitos é “abaixo dos restantes países europeus [...]. Portugal tem a situação sob controlo”, disse. Sobre a situação de Lisboa e Vale do Tejo, o parlamentar salientou que têm sido "adotadas medidas para atuar nos focos de infeção".

14h27 - Marcelo Rebelo de Sousa refere que, na reunião do Infarmed, não foi referida "em momento algum,  a ideia de descontrolo da epidemia a nível nacional e na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), quer na evolução do número de mortos, quer na pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde", afirmou

14h15 - Há mais um concelho com mais de 10 mil infetados. Confira a lista de 10 concelhos com mais de mil casos da Covid-19.

14h00 - O Turismo de Portugal lançou hoje o 'site' Clean&Safe, onde será possível deixar avaliações sobre os empreendimentos turísticos que se visitam. Este selo foi laçado há dois meses para reconhecer as empresas que cumpram as orientações sanitárias para evitar a contaminação dos espaços com a covid-19

13h50 - Dois judocas da seleção portuguesa com testes positivos. Os atletas, que prepararam o primeiro estágio alargado em Coimbra, tiveram resultados positivos à Covid-19, revelou o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ)

13h39 - Já começou a conferência de imprensa da Direção-Geral de Saúde sobre a evolução da Covid-19 em Portugal. De salientar que a região de Lisboa tem, esta quarta-feira, 82% dos novos casos. 

13h15 - O balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde detalha o aumento de casos confirmados da Covid-19 em Portugal. Conheça os concelhos mais afetados aqui

13h11 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 477.570 pessoas e infetou 9,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

13h00 - Retificação! Ao contrário do que foi avançado, pelo presidente da União de Freguesias Ramada e Caneças pelas 10h30 de hoje, não morreu mais nenhum utente do lar de Caneças, em Odivelas, vítima da Covid-19. O esclarecimento foi feito pelo próprio aos jornalistas no local. Assim sendo, apenas se registou um óbito, esta terça-feira, neste lar que conta com 85 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários.

12h55 - A pandemia da covid-19 fez disparar o número de mortes na Europa em março e abril, tendo-se registado mais 140 mil óbitos do que a média do mesmo período entre 2016 e 2019, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

12h50 - O Governo diz estar comprometido com o "rigor e disciplina" das contas públicas e admite que os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira, revelam já o "forte impacto" da pandemia nas contas do Estado, que registaram um défice de 1,1% do PIB

12h48 - Portugal ultrapassou, esta quarta-feira, a barreira dos 40 mil casos com Covid-19. Desde o dia 2 de março, o país registou 40.104 pessoas infetadas com o novo coronavírus (mais 367 que ontem). Quanto a óbitos, Portugal contabiliza mais três nas últimas 24 horas, totalizando 1.543. 

Hoje registou-se, pela primeira vez, o óbito de um homem com idade compreendida entre os 30 e os 39 anos. Até agora morreram, em Portugal, quatro pessoas com menos de 40 anos. Duas entre os 20 e os 29 e duas na faixa etária entre os 30 e os 39.

Pela primeira vez também, a região de Lisboa e Vale do Tejo ultrapassa o número de infetados da região Norte.

O número de recuperados ascende os 26 mil.

12h37 - O Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços exigiu hoje que a empresa DHL Supply Chain, situada na Azambuja, no distrito de Lisboa, faça testes de despiste da covid-19 a todos os trabalhadores e que divulgue os resultados.

12h14 - Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho vão ter direito a justificar as faltas ao serviço ao abrigo de um regime especial, na sequência de uma alteração hoje aprovada na Comissão de Saúde.

12h00 - GNR recorda que não deve lançar luvas e máscaras para o chão. "Em bom português, lançar a máscara e as luvas para o chão, após a sua utilização é: a) uma falta de educação; b) uma fonte de contágio; c) ambas as respostas estão corretas!", lê-se na publicação partilhada na página de Facebook da instituição.

11h44 - Vinte e oito migrantes salvos no Mediterrâneo pela organização alemã Sea Watch, que estão em quarentena num navio italiano na costa da Sicília, no sul da Itália, testaram positivo para o novo coronavírus, disseram hoje autoridades locais.

11h33 - Há pelo menos 10 infetados com Covid-19 no Hospital do Oeste, em Torres Vedras. De acordo com a TVI24, o surto surgiu depois de um utente, que deu entrada nas urgências desta unidade hospitalar com outros problemas de saúde, ter sido diagnosticado com o novo coronavírus.

O doente em questão terá contagiado os restantes utentes da sala de observação da urgência.

11h25 - Recomendações da DGS. No dia de São João, que se assina esta quarta-feira, lembre-se que "desconfinar não é relaxar". "Respeite as medidas de prevenção da COVID-19, como o distanciamento físico, a lavagem frequente das mãos, a etiqueta respiratória e a utilização de máscara em espaços fechados. Festeje o São João em segurança. Não facilite. Cuide de si, cuide de todos!

11h22 - Os postos de abastecimento de combustíveis na Área Metropolitana de Lisboa (AML) podem permanecer abertos 24 horas exclusivamente para venda ao público de combustível e abastecimento de veículos, apesar das regras de restrição ao comércio na AML.

11h15 - O presidente da União de Freguesias Ramada e Caneças anunciou, esta quarta-feira, que uma aluna da escola secundária de Caneças testou positivo para a Covid-19, tendo a direção do estabelecimento de ensino suspendido as aulas presenciais da turma e ativado o plano de contingência. "O diretor entendeu por bem, e muito bem, mandar os alunos todos para casa" , disse, referindo que professores e restantes alunos da turma já foram testados, registando-se apenas este caso positivo. 

11h00 - SNS recorda: "Para evitar contágios, e de modo a proteger a sua saúde de todos, mantenha o distanciamento físico. Em espaços fechados, mantenha a distância de, pelo menos, 1,5m entre pessoas. Cumpra as regras!

10h58 - A Alemanha registou hoje 587 novos casos de covid-19 e o ministro da Saúde, Jens Spahn, pediu à população de duas localidades que estão novamente em confinamento que respeitem as restrições para evitar novos contágios.

10h54 - A Presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova, cancelou hoje uma reunião com o seu homólogo austríaco para ficar em quarentena depois de um membro do seu gabinete ter estado com uma pessoa que está infetada com covid-19.

10h46 - Profissionais de saúde pediram hoje à classe política britânica que prepare o Reino Unido para o "risco real" de uma segunda vaga da pandemia do novo coronavírus quando o país está prestes a entrar numa fase importante do desconfinamento.

10h41 - A farmacêutica estatal chinesa Sinopharm vai iniciar, nos Emirados Árabes Unidos, a fase 3 dos testes clínicos para uma possível vacina para a covid-19, informou hoje o portal noticioso Caixin.

10h33 - O número de casos positivos de covid-19 em Reguengos de Monsaraz (Évora) subiu para 88, com 69 doentes no lar onde surgiu o foco, entre utentes e funcionárias, e 19 infeções comunitárias, revelou hoje a câmara.

10h28 - O Grande Teatro do Liceu estava fechado desde março, na sequência da pandemia da Covid-19, e agora reabriu para o seu primeiro concerto desde então, contando com uma plateia cheia... de plantas. Saiba mais sobre o caso insólito aqui

10h26 - As populações de Braga e Porto respeitaram, em geral, as determinações das autoridades que praticamente inviabilizaram os tradicionais festejos de São João nas duas cidades devido à covid-19, disseram hoje fontes da PSP contactadas pela agência Lusa.

10h14 - A Tailândia vai esterilizar 500 macacos para proteger os habitantes locais, visto que, não há turistas para os alimentar. Estes animais são geralmente alimentados por turistas, mas como as fronteiras da Tailândia estão fechadas, devido à pandemia da Covid-19, os macacos estão a ficar desesperados.

De acordo com a Sky News, "sem turistas,  os macacos ficaram mais agressivos, lutam com humanos por comida para sobreviver e invadem prédios, forçando os moradores a fugir das suas casas" e ainda se reproduzem mais, por isso, as autoridades decidiram intervir e esterilizar cerca de cinco centenas.

10h00 - O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 8.618, mais 284 nas últimas 24 horas, em cerca de 324 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

09h40 - A PSP recorda, na sua página de Facebook, as medidas extraordinárias em vigor até dia 28 de junho, em 18 municípios da Grande Lisboa. Ora veja:

09h25 - A Rússia regista, esta quarta-feira, 7.176 novos casos de Covid-19. Com mais estes casos, o país ultrapassou a barreira do 600 mil infetados e contabiliza, atualmente, um total de 606.881 casos do novo coronavírus.

09h20 - A Web Summit vai ser realizada a partir de Lisboa, mas a realização do evento de tecnologia foi adiada para os dias entre 2 a 4 de dezembro, de acordo com a CNBC. A cimeira tinha data inicialmente prevista para novembro, mas a pandemia do novo coronavírus veio alterar os planos. 

09h07 - Uma equipa de matemáticos da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, e da Universidade de Estocolmo, na Suécia, concluíram que 43% da população tem de ser infectada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 para finalmente alcançarmos a tão desejada imunidade de grupo, avança a revista Galileu. 

08h57 - Foram detetados três casos positivos de Covid-19 entre trabalhadoras de uma empresa externa que presta serviços no Hospital Prisional de Caxias. O presidente do Sindicato dos Guardas Prisionais, Jorge Alves, confirmou o caso ao Notícias  ao Minuto e adiantou que os infetados são duas cozinheiras e uma auxiliar, que se encontram assintomáticas.

Já de acordo com a Direção Geral dos Serviços Prisionais, todos os trabalhadores que tiveram contacto com os casos positivos foram testados e, "até ao presente momento, todos [os resultados foram] negativos, sendo que os reclusos e os guardas prisionais identificados como contactos de proximidade suscetíveis de contágio estão igualmente  a ser testados, aguardando-se os resultados".

08h35 -  Dica da Marinha Portuguesa. "Faça como os submarinos: regresse à superfície com todo o cuidado [...]. O atual estado de pandemia continua a exigir muita atenção e dedicação de cada um de nós para que a nova normalidade seja uma realidade segura e que possamos todos voltar à 'superfície' com confiança".

08h00 - Conselhos da DGS. Se pretende fazer uma visita num lar de idosos, deve agendar previamente, utilizar máscara e respeitar o distanciamento. Conheça as medidas para a visita em ERPI, UCCI e Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco.

07h21 - Os colégios privados conseguiram cumprir os objetivos do 3.º período sem deixar conteúdos para trás, segundo o presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), que faz um balanço positivo do ensino a distância.

07h20 - O antigo ministro da Educação Nuno Crato reconheceu que o regime de ensino a distância pode ser positivo, mas apenas se servir como um complemento ao ensino presencial, que disse ser aquele que funciona melhor.

07h11 - A China diagnosticou 12 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo sete em Pequim, foi hoje anunciado pelas autoridades chinesas.

07h00 - A pandemia de covid-19 provocou já mais de 100 mil mortos na América Latina e Caraíbas, mais de metade no Brasil, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse, a partir de dados oficiais.

06h52 - O Presidente da Venezuela suspendeu hoje a realização dos desfiles militares que assinalariam o 199º. aniversário da Batalha de Carabobo e o 208.º aniversário da assinatura da Ata da Independência, devido ao aumento de casos de coronavírus.

06h48 - O Senado brasileiro aprovou na terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia para novembro as eleições municipais no país, inicialmente previstas para outubro, devido à pandemia da covid-19.

06h43 - A Índia registou um recorde de 465 mortes e 15.968 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 14.476 e de infetados para 456.183, anunciaram hoje as autoridades.

06h32 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou hoje a total falta de coordenação internacional no combate à pandemia de covid-19, alertando que a política isolacionista de alguns países não irá derrotar o vírus.

06h28 - As polícias europeias mostraram um "padrão perturbador de preconceito racial" nas tentativas de fazer cumprir as regras de confinamento no âmbito da covid-19, aplicando violência desproporcional a minorias étnicas e marginalizados, denuncia hoje a Amnistia Internacional.

06h25 - Os Estados Unidos registaram 842 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo os 121.176 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

06h22 - O México registou 6.288 infetados com a covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde diário, e mais 759 mortes, o que elevou o total de óbitos para 23.377, informaram as autoridades esta terça-feira.

06h21 - O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje para discutir as medidas do Plano de Estabilização Económica e Social (PEES), que tanto as centrais sindicais como as confederações patronais consideram positivas mas insuficientes, por razões distintas.

06h13 - O antigo ministro da Educação Nuno Crato acredita que os alunos mais prejudicados pelo ensino à distância vão necessitar um "cuidado especial" no início do próximo ano letivo, para recuperar dos constrangimentos do 3.º período causados pela pandemia.

06h10 - O Parlamento debate hoje um projeto do BE para reduzir o número de alunos por turma, devido à pandemia, sendo a prioridade dos bloquistas assegurar as condições para que as crianças voltem à escola com segurança.

06h04 - O Presidente da República, primeiro-ministro e líderes partidários reúnem-se hoje com especialistas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, com foco na Área Metropolitana de Lisboa, onde tem surgido a maioria dos novos casos.

06h00 - Bom dia! Nas próximas horas poderá ficar a par dos mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo neste registo. Entretanto, qualquer dúvida que tenha sobre a pandemia do novo coronavírus pode consultar o site da DGS. Caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

Recomendados para si

;
Campo obrigatório