Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Milhares na manifestação na Cisjordânia contra o plano Trump

Milhares de pessoas manifestam-se hoje em Jericó contra o plano norte-americano para o Médio Oriente, na maior concentração na Cisjordânia desde que o projeto foi anunciado em janeiro pelo Presidente Donald Trump, constataram jornalistas da agência France Presse.

Milhares na manifestação na Cisjordânia contra o plano Trump
Notícias ao Minuto

18:38 - 22/06/20 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Não há Estado da Palestina sem o vale do Jordão", "a Palestina não está à venda", "o plano Trump nunca passará" podia ler-se em cartazes empunhados pelos manifestantes.

Após a divulgação do projeto dos Estados Unidos para resolver o conflito israelo-palestiniano, rejeitado pela liderança palestiniana, realizaram-se numerosos protestos que reuniram cada um dezenas ou algumas centenas de manifestantes.

O partido Fatah, liderado pelo presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, apelou a uma mobilização em massa, apesar das restrições ligadas ao novo coronavírus, para Jericó, cidade árabe na ponta sul do vale do Jordão, perto do mar Morto, na Cisjordânia ocupada por Israel desde 1967.

O "plano Trump" prevê a anexação por Israel dos colonatos e do vale do Jordão, vasta planície agrícola, e a criação de um Estado palestiniano num território reduzido.

Entre os manifestantes em Jericó encontrava-se Mohammed Ichloon, 48 anos, vindo do campo de refugiados de Aqabat Jaber, situado à saída da cidade.

"Vim para protestar contra a anexação pois não haverá mais terra para um Estado palestiniano se Israel anexar", disse à AFP.

"Não deixaremos Israel roubar as nossas terras", reforçou Kamal Said, funcionário de uma organização não-governamental cristã e habitante do mesmo campo.

O governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, deve anunciar a partir de 1 de julho a sua estratégia para aplicar o plano norte-americano, mas a liderança palestiniana diz ter reunido largo apoio internacional contra o projeto do Estado hebreu.

"Temos connosco uma larga coligação internacional contra o projeto israelita de anexação de terras na Cisjordânia", que inclui "países árabes, países não-alinhados, de África e da Europa", declarou hoje à AFP o secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erakat.

"Nenhum país está fora desta coligação, exceto Israel e os Estados Unidos", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório