Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Moscovo expulsa dois diplomatas checos após medida semelhante de Praga

A Rússia anunciou hoje a expulsão de dois diplomatas checos, uma medida "de reciprocidade" após a expulsão no início de junho por Praga de dois diplomatas russos num contexto de falsos planos de envenenamento de políticos.

Moscovo expulsa dois diplomatas checos após medida semelhante de Praga
Notícias ao Minuto

11:59 - 15/06/20 por Lusa

Mundo Rússia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo convocou o embaixador da República Checa em Moscovo, Vitezslav Pivonka, a quem notificou que "dois colaboradores da embaixada checa em Moscovo são declarados 'persona non grata'" e devem abandonar a Rússia até quarta-feira à noite, indicou a diplomacia russa num comunicado.

No início do mês, o Governo checo ordenou a saída do país de dois diplomatas russos. O primeiro-ministro checo, Andrej Babis, disse que os serviços secretos tinham descoberto que um dos diplomatas tinha espalhado informações falsas sobre um assassino russo que teria chegado ao país para matar políticos checos.

O alegado plano de assassínio foi conhecido em abril, quando uma revista noticiou que os serviços secretos checos suspeitavam que um russo chegado a Praga com passaporte diplomático tinha sido enviado para envenenar com uma potente toxina o presidente da câmara de Praga, Zdenek Hrib, e o autarca do departamento 6 da capital checa, Ondrej Kolar.

Hrib, Kolar e o presidente da câmara do distrito Reporyje de Praga tiveram proteção policial, mas Moscovo considerou as alegações infundadas.

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, ridicularizou as alegações divulgadas na revista, considerando não fazer sentido a ideia de que as autoridades checas tinham identificado um russo com ricina e não o tinham detido.

Os três políticos tinham estado envolvidos em ações que irritaram a Rússia, relacionadas com a história dos dois países e o papel dos russos na derrota dos nazis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório