Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: OMS encoraja amamentação. Brasil é o 2.º país com mais mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: OMS encoraja amamentação. Brasil é o 2.º país com mais mortos
Notícias ao Minuto

15:44 - 12/06/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser o centro da preocupação da propagação da Covid-19 no país. Esta sexta-feira, a região  voltou a registar 91% dos novos casos diários de infeção, com 246 dos 270 novos doentes, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

No que diz respeito ao panorama geral, de acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira, o novo coronavírus já matou 1.505 pessoas em Portugal e infetou 36.180, sendo que, nas últimas 24 horas, registou-se apenas um óbito e mais 270 infetados.

O dia de hoje também está a ser marcado pelo início da peregrinação internacional aniversária de junho, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa - destacando-se por ser a primeira com a presença de peregrinos em Fátima desde o início da pandemia -,  bem como pelo facto de os festejos de Santo António ficarem este ano sem efeito. A este propósito, a DGS reforçou hoje que não são permitidos grandes ajuntamentos durante os santos populares

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Termina aqui o acompanhamento desta sexta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo, no qual vai poder continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos sobre a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo. E, não se esqueça: Se sentir sintomas associados ao novo vírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h50 - O bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, disse hoje em Fátima que o "caos sanitário" vivido recentemente devido à pandemia de covid-19 transformará para sempre a vida das pessoasNa sua intervenção, perante um recinto com algumas centenas de devotos - naquela que é a primeira peregrinação com a presença de peregrinos desde o início da situação causada pelo novo coronavírus -, o bispo auxiliar de Lisboa assinalou que a pandemia remete para as identidades genética, social e eclesial.

23h47 - A Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, anunciou hoje que vai realizar, este sábado, em época de Santos Populares, um arraial, apesar de terem sido proibidos na capital devido à pandemia da Covid-19. Para festejar o seu 13.º aniversário, o espaço cultural disse, em comunicado, que vai organizar "um gigantesco festival de celebração" num "protesto colectivo contra o abuso de critérios sanitários para proibir pequenos espectáculos de música ao vivo" no país.

Sob o lema "Libertem os Músicos", a Fábrica Braço de Prata garante também que a festa vai durar "até que as forças policiais anti-arraial" os "venham prender".

23h16 - O Brasil ultrapassou hoje o Reino Unido e tornou-se no segundo país do mundo com o maior número total de mortos pela Covid-19, após ter registado mais 909 óbitos nas últimas 24 horas, informaram fontes oficiais. O Brasil registou ainda 25.982 novos infetados pelo novo coronavírus, totalizando agora 41.828 óbitos e 828.810 casos confirmados desde o início da pandemia.

22h56 - A STEF Portugal disse hoje à Lusa que ainda não recebeu os resultados dos testes à presença do novo coronavírus de 58 funcionários, de um total de 252 testes feitos, na sequência de uma denúncia da comissão de trabalhadores.

22h13 - Tudo o que queria era ir aos Santos Populares de Lisboa? Os os Dead Combo estão a dar um concerto em direto online. "A noite de 12 de junho é a mais longa e festiva de Lisboa. Este ano será diferente, de resguardo, dado o momento extraordinário que vivemos. Para os Dead Combo, dupla portuguesa formada em 2003 por Tó Trips e Pedro Gonçalves, este é também um ano especial. A banda decidiu acabar celebrando com múltiplos concertos", explica a Câmara Municipal de Lisboa. 

Veja o concerto aqui

22h01 - O festival de música e dança Tomorrowland, um dos maiores do mundo, que decorre anualmente na Bélgica, apresenta-se este ano num formato inédito, totalmente digital e interativo, nos dias 25 e 26 de julho, anunciou a organização.

21h43 - O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, encorajou hoje as mulheres a amamentarem os filhos, porque os benefícios da amamentação superam os eventuais riscos de transmissão de Covid-19.

21h29 - O Estado cabo-verdiano gastou quase três milhões de euros em abril e maio com o lay-off de 12.318 trabalhadores do setor privado, devido à pandemia de covid-19, indicam dados do Governo consultados hoje pela Lusa.

21h19 - A pandemia de Covid-19 matou já 422.851 pessoas e infetou mais de 7,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

21h01 - O México perdeu um milhão de empregos formais desde o início da crise de Covid-19, indicou hoje o Instituto Mexicano da Segurança Social (IMSS), reportando, num comunicado, os dados referentes a maio.

20h59 - A polícia moçambicana deteve um total de 2.666 pessoas pelo crime de desobediência durante o estado de emergência que vigora no país desde 01 de abril para prevenção do novo coronavírus, anunciou hoje a corporação.

20h47 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) expressou hoje preocupação com a capacidade do Brasil de gerir o surgimento de novos casos de Covid-19, mas indicou que, até agora, o sistema de saúde está a conseguir responder à situação.

Recorde aqui a conferência de imprensa da OMS desta sexta-feira: 

20h29 - A Câmara Municipal de Espinho identificou hoje "uma potencial cadeia de transmissão ativa de Covid-19" no bairro piscatório da Marinha, na freguesia de Silvalde, tendo já procedido ao confinamento dos envolvidos e identificado terceiros eventualmente contaminados.

20h07 - Angola registou 12 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando para 130 os casos positivos, com cinco óbitos e 42 recuperados, informou hoje a ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta.

19h33 - Portugal está a ultimar os preparativos para um voo previsto para sábado, no qual 184 portugueses e 183 outros cidadãos europeus vão ser repatriados da Venezuela, onde ficaram retidos devido à quarentena para prevenir a covid-19.

19h31 - O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, indicou hoje que as mortes associadas à covid-19 subiram ligeiramente nas últimas 24 horas, aumentando de 36 para 42 (32 em hospitais e 10 em residências).

19h27 - A reabertura da Madeira ao turismo, a partir de 01 de julho, poderá resultar num aumento do número de casos de covid-19, admitiu hoje o secretário da Saúde, Pedro Ramos, quando o arquipélago regista apenas dois doentes ativos.

19h10 - O número de mortes pelo novo coronavírus no Equador subiu hoje para 3.828, mais 60 do que nas últimas 24 horas, e para 45.778, mais 696 do que no dia anterior, reportou o Ministério da Saúde equatoriano.

19h00- O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje que a falta de uma estratégia por parte da autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo "põe em perigo" o controle da pandemia de covid-19 em Portugal.

18h52 - Recrutados metade dos participantes no inquérito serológico do INSA.  O Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA) anunciou hoje que já foram recrutados cerca de metade dos 2.072 de participantes previstos para o Inquérito Serológico Nacional Covid-19, indicando que o trabalho de campo segue a "bom ritmo".

18h50 - DGS autoriza uso dos chuveiros nos ginásios. O uso dos chuveiros nos ginásios e espaços de prática de exercício físico passa a ser permitido a partir de hoje, de acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) de 29 de maio e que foi atualizada.

18h40 - França com mais 28 mortos em 24 horas. O Ministério da Saúde francês adiantou, esta sexta-feira, que morreram, nas últimas 24 horas, mais 28 pessoas no país devido à Covid-19, elevando o número total de vítimas mortais para 29.374

18h31 - A especialista da Organização Mundial de Saúde (OMS) Joana Cortez disse hoje que existe na Guiné-Bissau uma infeção por Covid-19 "muito elevada" entre os profissionais de saúde, num país onde falta quase tudo, desde equipamentos de proteção a oxigénio.

18h22 - A Bolívia registou hoje um recorde de casos diários de Covid-19, ao confirmar 884 novas pessoas infetadas, elevando o total para 16.165 pacientes, contabilizando, de forma acumulada, 553 óbitos.

18h20 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que alarga a moratória dos créditos bancários de famílias, empresas e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) até ao final de março de 2021.

18h09 - Duas creches e um jardim de infância da Amadora foram encerrados hoje depois de terem sido detetados dois casos positivos de Covid-19 nas suas instalações. 

18h07 - As duas maternidades de Coimbra vão adotar na próxima semana novas regras no acesso de acompanhantes das utentes, ao abrigo das últimas recomendações da DGS no contexto da pandemia da Covid-19.

17h57 - António Guterres, secretário-geral da ONU denunciou hoje a situação de centenas de milhares de marinheiros retidos nos navios, devido às restrições impostas para evitar a propagação da pandemia de Covid-19, e apelou aos governos para que garantam o seu repatriamento.

17h54 - Mais de 200 pessoas, entre as quais representantes de 50 bares, pediram hoje ao primeiro-ministro que pondere, com "moderação e cuidados", a reabertura imediata dos "bares tradicionais", salientando que esses estabelecimentos são "cafés com um diferente horário".

17h47- Doentes com esclerodermia mais vulneráveis face à Covid-19. Dia Mundial da Esclerodermia é assinalado este mês, no dia 29. Como tal, a Federação das Associações Europeias de Esclerodermia (FESCA) anunciou uma campanha de informação e sensibilização para os problemas de quem é portador de esclerodermia, também conhecida como Esclerose Sistémica. 

“A pandemia de Covid-19 obrigou-nos a redefinir a mensagem da campanha e destacar a importância de proteger os pacientes com esclerodermia, particularmente os que têm envolvimento pulmonar e os que estão sob medicação imunossupressora, uma vez que têm imunidade reduzida e são mais vulneráveis a ter sintomas mais graves se contraírem o vírus”, afirmou Sue Farrington, presidente da FESCA, em comunicado.

17h25 - De acordo com a Proteção Civil italiana, o país registou, esta sexta-feira, mais 393 novos casos e 56 vítimas mortais devido à Covid-19, elevando, assim, o número total de contágios desde o início da pandemia para 236.305 e o número de óbitos para 34.223.

17h12 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 20 casos positivos de Covid-19, elevando o total de infetados pelo novo coronavírus de 489 para 509 e mantendo dois óbitos, anunciou o Ministério da Saúde.

16h53 - O número de pedidos de apoio alimentar no concelho de Loures aumentou 50% entre abril e junho devido à pandemia da Covid-19, sendo neste momento apoiadas 1.842 pessoas, divulgou hoje a Segurança Social.

16h46 - Portugal estuda sequelas com cautela por ser cedo para conclusões. A diretora-geral da Saúde disse hoje que estão a ser feitos estudos em Portugal sobre sequelas em doentes com covid-19 recuperados, mas considerou que ainda é cedo para tirar conclusões.

"Há alguns estudos dispersos pelo mundo. Também estamos a fazer estudos em alguns hospitais, mas com a cautela que temos tido porque ainda é cedo para tirar conclusões, uma vez que os nossos primeiros casos foram a 2 de março e estamos a 12 de junho. Passou pouco tempo para sabermos se isto são sequelas definitivas que vão deixar algum grau de incapacidade ou não", disse Graça Freitas.

16h40 -  O Teatro Aveirense organiza pela primeira vez, durante quase um mês, o 'Criatech Online', uma iniciativa da Câmara de Aveiro, que vai juntar uma exposição coletiva e várias ações pontuais em ambiente digital.

16h31 - Espanha manteve hoje o número total de 27.136 mortes devido à pandemia de Covid-19 pelo sexto dia consecutivo, mas contabiliza 25 óbitos nos últimos sete dias, segundo os últimos dados distribuídos pelo Ministério da Saúde espanhol. De acordo com as autoridades sanitárias do país, houve 155 novos casos detetados com a doença nas últimas 24 horas diagnosticados com o teste PCR, elevando para 243.209 o total de infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

16h24 - A proporção de população brasileira com anticorpos para a Covid-19 aumentou 53% em apenas duas semanas, segundo uma investigação científica realizada pela Universidade de Pelotas (Ufpel).

16h16 - Saber colocar e retirar corretamente a máscara de proteção individual é um processo essencial na prevenção da Covid-19. Esta sexta-feira, a DGS recordou como fazer estas ações em segurança e lembrou que "o uso de máscara é uma medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória": 

16h11 - A Noruega vai abrir na segunda-feira as suas fronteiras aos países nórdicos, excluindo nesta fase quase a totalidade da Suécia, onde a epidemia de novos coronavírus continua ativa, anunciou hoje o Governo norueguês.

16h04 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou hoje acreditar que a economia "vai recuperar", num comentário à contração recorde de 20,4% do Produto Interno Bruto (PIB) registada em abril"O que eu quero fazer agora é trabalhar para recuperar progressivamente a economia. Acho que pouco a pouco a confiança vai voltar e vamos observar uma recuperação", afirmou.

15h40 - Reino Unido registou mais 202 mortes nas últimas 24 horas, mais 51 do que na véspera, o que faz o total subir para 41.481 óbitos durante a pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico. 

15h33 - A Guiné-Bissau registou mais 71 casos de infeções por Covid-19, aumentando o total acumulado para 1.460, e mais três vítimas mortais, que subiram para 15, disse hoje o Centro de Operações de Emergência de Saúde.

15h23 - A abertura dos Ateliers de Tempos Livres (ATL) terá duas datas diferentes, com alguns a abrirem na segunda-feira e os ligados às escolas a 26 de junho, revelou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

15h11 - A maior parte do território espanhol vai estar a partir de segunda-feira na última fase (três) do plano de desconfinamento, mas as regiões mais atingidas pela Covid-19, Madrid e Barcelona, ficam mais uma semana na fase anterior.

15h07 - Uma creche em Quarteira, no concelho de Loulé, foi encerrada hoje depois de ter sido detetado um caso de covid-19 numa funcionária, disse à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Algarve.

15h00 - O Conselho de Ministros alemão aprovou hoje várias medidas do plano de relançamento da economia, estimado em 130.000 milhões de euros, que combina alívios fiscais com apoios a empresas e famílias, depois da recessão gerada pela pandemia da Covid-19.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram, durante a manhã e início de tarde desta sexta-feira, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório