Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Mais um morto em Portugal; Santo António sem festejos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Mais um morto em Portugal; Santo António sem festejos
Notícias ao Minuto

07:48 - 12/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Esta sexta-feira marca o dia do início da peregrinação internacional aniversária de junho, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, destacando-se por ser a primeira com a presença de peregrinos em Fátima desde o início da pandemia.

Hoje é ainda véspera do Dia de Santo António, este ano sem os habituais festejos nas ruas. A este propósito, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, veio esclarecer que os arraiais estão mesmo proibidos, isto depois de ter dado a entender, na conferência de imprensa diária sobre a situação epidemiológica em Portugal, que poderiam realizar-se desde que cumprindo as regras de distanciamento social.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que mais continua a preocupar no país. Para combater a situação, a ministra da Saúde anunciou que ia nomear um gabinete regional de intervenção na região para suprir a Covid-19

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h35 - Este registo termina aqui. Para continuar a acompanhar os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 clique aqui.

15h30 - A Noruega vai abrir na segunda-feira as suas fronteiras aos países nórdicos, excluindo nesta fase quase a totalidade da Suécia, onde a epidemia de novos coronavírus continua ativa.

15h19 - Com as ruas das cidades mais desertas, os animais parecem querer aventurar-se por novos territórios. Em Torres Novas, um bando de patos desfilou pelas ruas do centro histórico da cidade na passada semana, surpreendendo quem por ali passava. Veja as caricatas imagens aqui.

15h15 - O Sindicato da Construção de Portugal alertou hoje para as centenas ou mesmo milhares de casos de infeção pela covid-19 por identificar no setor, voltando a solicitar ao Governo a realização de testes de despiste.

15hh05 - Uma creche em Quarteira, no concelho de Loulé, foi encerrada hoje depois de ter sido detetado um caso de covid-19 numa funcionária. O caso positivo foi reportado na quinta-feira, tendo já sido realizados testes a 30 funcionários daquela instituição - pertencente à Fundação António Aleixo -, que se revelaram negativos.

15h00 - O Conselho de Ministros alemão aprovou hoje várias medidas do plano de relançamento da economia, estimado em 130.000 milhões de euros, que combina alívios fiscais com apoios a empresas e famílias, depois da recessão gerada pela pandemia da covid-19.

14h54 - A abertura dos Ateliers de Tempos Livres (ATL) terá duas datas diferentes, com alguns a abrirem na segunda-feira e os ligados às escolas a 26 de junho. "Houve necessidade de uma adaptação em função da situação epidemiológica", revelou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

14h52 - A taxa de ocupação das Unidades de Cuidados Intensivos de Lisboa e Vale de Tejo é de 65%, afirmou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, admitindo que a retoma da atividade assistencial tem tido "nuances".

14h48 - A maior parte do território espanhol vai estar a partir de segunda-feira na última fase (três) do plano de desconfinamento, mas as regiões mais atingidas pela covid-19, Madrid e Barcelona, ficam mais uma semana na fase anterior.

14h35 - A pandemia de covid-19, com o cancelamento dos tradicionais festejos, afetou a produção e a comercialização de manjericos, havendo negócios com quebras até de 50% nas encomendas em Lisboa.

14h25 - O presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto disse hoje que as medidas tomadas pela autarquia para a noite de São João eram expectáveis, mas serão insuficientes para travar os tradicionais arraiais em família nas ruas.

14h24 - Lisboa e Vale do Tejo (LVT) voltou hoje a registar 91% dos novos casos diários de infeção por covid-19, com 246 dos 270 novos doentes, mas a única morte reportada aconteceu na região Norte,

14h15 - "Podemos comer um bom prato de sardinhas", mas sob regras. Ainda sobre a polémica relacionada com a realização dos arraiais, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde garantiu que diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, queria dizer, ontem, que "não estão limitadas as opções gastronómicos, podemos comer um bom e e cobiçado prato de sardinhas" e não que estão permitidos ajuntamentos. 

14h05 - O Santuário de Fátima não espera uma afluência significativa à Peregrinação Internacional Aniversária de hoje e amanhã, mas o reitor avisa que se o número de peregrinos não permitir o distanciamento social encerrará o recinto.

14h00 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 421.691 pessoas e infetou mais de 7,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h50 - De acordo com o afirmado por Jamila Madeira durante o briefing diário da DGS"ao dia de hoje há 3556 profissionais de saúde infetados com Covid-19, dos quais 505 médicos, 1.154 enfermeiros, 1.059 assistentes operacionais, 176 assistentes técnicos e 108 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica". A governante acrescentou que "há mais 198 recuperados" entre o setor.

13h39 - As imagens que estão a marcar o dia. A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (Brasil), foi transformada num cemitério em homenagem às vítimas da Covid-19. A ação visa criticar a forma como o governo está a lidar com a pandemia.

Notícias ao MinutoPraia de Copacabana© Reuters

13h15 - Há 9 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba aqui quantos há no seu. 

Entre os concelhos dos país com mais de mil infetados destacam-se, por ordem decrescente, estes nove: Lisboa (2.803), Sintra (1.839), Vila Nova de Gaia (1.597), Porto (1.414), Loures (1.383), Matosinhos (1.292), Braga (1.256), Amadora (1.186) e Gondomar (1.093).

13h12 - Começou a conferência de imprensa diária sobre a incidência da Covid-19 em Portugal.

Acompanhe aqui: 

13h02 - Famílias britânicas exigem investigação independente sobre a pandemia. Famílias que perderam parentes para a Covid-19 estão a exigir uma investigação pública independente sobre a maneira como o Governo britânico lidou com a crise - Leia aqui.

12h48 - Dados de Portugal. O boletim epidemiológico desta sexta-feira revela que o novo coronavírus já matou 1.505 pessoas em Portugal e infetou 36.180. Nas últimas 24 horas, registou-se apenas um óbito -  uma variação de 0.07% - e mais  270 infetados, ou seja, uma variação de 0.98%.

12h41 - Numa semana, Loures aumentou em "15% os casos ativos". O Presidente da Câmara de Loures , Bernardino Soares, revelou, esta sexta-feira, que testaram todos os contactos próximos dos doentes diagnosticados com Covid-19 no município.

11h18 - Mais de duas dezenas de organizações internacionais de ajuda humanitária mostraram-se hoje "cada vez mais alarmadas" com a falta de resposta dos Estados Unidos da América à linha da frente do combate à pandemia da Covid-19.

11h00 - Stress pós-traumático: Quem serão os mais afetados no pós-pandemia? É provável que, no pós-pandemia, algumas pessoas sofram de stress pós-traumático. Psiquiatra explica quem serão os mais afetados.

10h54 - O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, está a ser interrogado por procuradores que investigam o facto de duas cidades na província de Bergamo, na Lombardia, não terem sido isoladas no início do surto do novo coronavírus em Itália.

10h45 - As companhias aéreas British Airways, EasyJet e Ryanair lançaram uma ação legal contra o Governo britânico para eliminar a quarentena imposta aos viajantes que chegam ao Reino Unido, foi hoje anunciado.

10h26 - Os membros da Associação Portuguesa de Centros Comerciais acordaram com mais de 87% dos lojistas conceder-lhes apoios, no montante global de 305 milhões, já este ano, devido ao impacto da pandemia de Covid-19.

10h20 - Dados da Bélgica. Esta sexta-feira, as autoridades sanitárias da Bélgica dão conta de dez novas mortes por Covid-19 e 108 novos casos de infeção. No total, já morreram 9.646 pessoas no país e 59.819 foram infetadas pelo novo coronavírus.

10h19 - Oficial. A Formula 1 anunciou, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais pela manhã desta sexta-feira, que decidiu cancelar os Grandes Prémios de Azerbaijão, Singapura e Japão, que estavam agendados para 7 de junho, 20 de setembro e 11 de outubrorespetivamente.

10h06 - Ignora as regras de distanciamento social? Pode ser psicopata, diz estudo. Saiba tudo neste artigo.

09h59 - Dados da Rússia. A Rússia registou, nas últimas 24 horas, 8.987 novos casos de Covid-19 e 183 mortes. O número total de casos no país, desde o início da pandemia, é agora de 511.423 e já morreram 6.715 pessoas infetadas pela doença. 

09h41 - Separados por uma porta, avô e netos partilham momento emocionante. Distância não impediu partilha de momento importante na vida desta família. Veja aqui o vídeo.

09h33 - Um homem de 63 anos foi detido em Oeiras, na manhã da passada segunda-feira, dia 8 de junho, por suspeitas da prática do crime de desobediência. Em causa esteve o facto de o cidadão se recusar a usar a máscara de proteção no interior de um organismo público

09h07 - A vacina contra a poliomielite pode proteger contra a Covid-19? Enquanto se procura uma vacina eficaz contra a Covid-19, alguns especialistas consideram a vacina contra a poliomielite como forma de proteção temporária contra o novo coronavírus.

08h55 - Avó de Maddie McCann morre de Covid-19. Eileen McCann morreu em maio, apenas algumas semanas antes de a polícia alemã ter identificado um novo suspeito no caso da menina que desapareceu da praia da Luz, no Algarve, em 2007.

08h50 - Santo António marcado pelo cancelamento dos festejos em Lisboa. A véspera do Dia de Santo António, auge das Festas de Lisboa, antecipando o feriado municipal, é hoje marcada pelo histórico cancelamento dos festejos e a proibição dos tradicionais arraiais populares, devido à pandemia.

08h18 - Termo de responsabilidade nos comícios de Trump. As pessoas que queiram participar nos próximos comícios de Donald Trump... têm de se comprometer a não processar a equipa do Presidente norte-americano em caso de contaminação pela Covid-19.

07h48 - Dados da Alemanha. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 258 casos confirmados (uma variação de 0,14%) e oito mortes (um aumento de 0,09%) pela Covid-19. Os dados foram revelados na manhã desta sexta-feira pelo Instituto Robert Koch.

07h31 - Esta menina vietnamita cria arte para mostrar a tragédia e a resiliência que o novo coronavírus levou ao seu país. Fique com as imagens da Reuters.

07h27 - Um novo caso de contágio local detetado em Pequim, nas últimas 24 horas, pôs fim a 18 dias seguidos sem registo de transmissões locais na China, informou hoje a Comissão de Saúde daquele país asiático.

07h21 - Mais de 1,5 milhões de doentes com Covid-19 foram diagnosticados na América Latina, que contabiliza 70 mil mortos, mais de metade no Brasil, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse (AFP).

07h15 - As autoridades de saúde mexicanas registaram no sábado 587 novas mortes por Covid-19, atingindo 15.944 óbitos desde o início da pandemia.

07h10 - O Santuário de Fátima acolhe hoje e sábado a peregrinação internacional aniversária de junho, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, a primeira com a presença de peregrinos desde o início da pandemia de Covid-19.

07h07 - Os Estados Unidos registaram 941 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 113.774 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

07h02 - Foram identificadas ontem em Portugal mais sete vítimas mortais e 310 infetados pela Covid-19 , elevando assim o número total de óbitos no país, desde o início da pandemia, para 35.910 e o número de casos confirmados para 1.504. 

07h00 - Bom dia! Abrimos um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo. Para recordar as notícias de ontem sobre este tema, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório