Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Azerbaijão vai impor novo confinamento no fim de semana

O Azerbaijão vai impor um novo, mas breve, confinamento nas principais cidades do país no próximo fim-de-semana devido ao aumento de novos casos de covid-19, uma semana depois de o ter levantado, indicaram hoje fontes oficiais.

Azerbaijão vai impor novo confinamento no fim de semana
Notícias ao Minuto

16:12 - 04/06/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Segundo o primeiro-ministro azeri, Ali Assadov, o confinamento durará apenas por dois dias, sábado e domingo, na capital, Baku, bem como nas cidades de Soumgait e Gandja, havendo a possibilidade de se prorrogar por mais 48 horas.

"Os cidadãos não serão autorizados a sair dos domicílios a menos que tenham de ir para um tratamento médico de urgência ou a funerais dos familiares", precisou Assadov num comunicado.

Segundo o primeiro-ministro azeri, as novas medidas tornaram-se necessárias porque o abrandamento das restrições feito na semana passada, a 31 de maio, "provocou uma alta de novos casos de infeção".

Durante o novo confinamento, os transportes de passageiros vão parar e todo o comércio não-essencial será encerrado, à exceção da indústria petrolífera e do transporte de carga.

Quarta-feira, as autoridades sanitárias desta ex-república soviética no Cáucaso, rica em petróleo, anunciou ter registado 325 novos casos do novo coronavírus em 24 horas, um recorde diário no país.

No total, oficialmente, o Azerbaijão registou até hoje 6.250 casos de covid-19, de que resultaram 76 óbitos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 385 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório