Biden perto de garantir formalmente candidatura a Presidente dos EUA

Joe Biden está à beira de garantir formalmente a nomeação democrata como candidato à Presidência dos Estados Unidos, depois de ganhar esta terça-feira mais algumas centenas de delegados nas primárias em oito estados norte-americanos.

Notícia

© Reuters

Lusa
03/06/2020 06:25 ‧ 03/06/2020 por Lusa

Mundo

Eleições

 

As primárias desta terça-feira acabaram também por testar a capacidade de o país organizar eleições no meio da agitação social motivada pelos protestos que se seguiram à morte do afro-americano George Floyd e da crise pandémica causada pelo novo coronavírus.

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, venceu sem surpresas as primárias que tiveram lugar em oito estados norte-americanos (Pensilvânia, Maryland, Indiana, Rhode Island, Novo México, Montana, Dakota do Sul e Distrito de Columbia), sem qualquer oposição.

Contudo, os resultados são importantes para o objetivo do ex-vice-Presidente dos Estados Unidos, que pretende obter delegados suficientes para reivindicar a indicação democrata antes da convenção de verão do partido.

Os resultados de terça-feira ainda deixam Biden aquém dos 1.991 delegados de que precisa, mas as primárias na próxima semana na Geórgia e na Virgínia Ocidental podem sentenciar o que parece inevitável: a nomeação, que lhe permitirá disputar em novembro a Casa Branca com o atual Presidente, Donald Trump, já apontado como candidato pelos republicanos desde março.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas