Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Resultados de autópsia privada a George Floyd conhecidos segunda-feira

Família de George Floyd, afro-americano que morreu às mãos da polícia, não aceita resultados da autópsia conduzida pelas autoridades e pediu um exame secundário.

Resultados de autópsia privada a George Floyd conhecidos segunda-feira

Serão conhecidos na segunda-feira, 1 de junho, os resultados de uma autópsia secundária a George Floyd, o afro-americano, de 46 anos de idade, que morreu na sequência de uma detenção, enquanto estava desarmado, no passado dia 25 de maio - e que espoletou uma nova onda de tensão social entre forças de autoridade e comunidades afro-americanas.

A família requereu uma autópsia numa entidade privada por não aceitar os resultados da primeira avaliação, constantes no relatório preliminar do médico legista do condado de Hennepin, em Minneapolis, onde se lê que "não há evidência físicas que suportem um diagnóstico de asfixia ou estrangulamento".

O relatório indica, ainda, que a morte de Floyd terá sido resultado da combinação de condições de saúde preexistentes, "incluindo doença coronária e hipertensão", do seu estado de embriaguez e da técnica de imobilização praticada pela polícia, que se determinou ser "perigosa" e desadequada para aquela situação.

"Rejeitamos esta noção, do médico legista de Minneapolis, de que o joelho do agente de autoridade no pescoço de George por quase nove minutos não foi a causa de morte", lê-se num comunicado emitido pelo advogado da família, este domingo.

Estas conclusões, porém, fazem agora parte da queixa criminal interposta na sexta-feira contra o ex-agente da polícia Derek Chauvin, detido depois de ser acusado de dois crimes: homicídio em terceiro grau e homicídio involuntário.

Chauvin, diz o mesmo relatório, manteve o seu joelho no pescoço de Floyd durante 8 minutos e 46 segundos e os vídeos analisados pelas autoridades mostram que a vítima ficou sem sentidos nos últimos dois minutos e 53 segundos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório