Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Donald Trump anuncia saída dos Estados Unidos da OMS

Presidente dos EUA confirmou informação em conferência de imprensa, esta sexta-feira.

Donald Trump anuncia saída dos Estados Unidos da OMS
Notícias ao Minuto

20:13 - 29/05/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Estados Unidos

Donald Trump anunciou, esta sexta-feira em conferência de imprensa, a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Vamos terminar a nossa relação com a Organização Mundial da Saúde" e "redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que possam surgir", afirmou. 

Numa declaração feita nos jardins da Casa Branca, o presidente norte-americano declarou que a China tem  'controlo' sobre a Organização, e que "o mundo está agora a sofrer como resultado da má conduta do governo chinês", referindo-se à pandemia da Covid-19. 

Para Trump, aquele país "instigou uma pandemia global" que já levou à morte de "100 mil vidas americanas" e "pressionou a Organização Mundial da Saúde para enganar o mundo sobre o vírus". 

No início deste mês, o Presidente norte-americano tinha feito um ultimato à OMS, ameaçando cortar a ligação à organização se não fossem feitas reformas profundas na sua estrutura e no seu 'modus operandi'.

Nessa altura, Trump suspendeu temporariamente o financiamento à OMS, no valor que está estimado em cerca de 400 milhões de euros anuais, o que corresponde a 15% do orçamento da organização.

Trump acusou a OMS de ter feito uma gestão ineficaz de combate à pandemia de Covid-19 e de ter sido conivente com o Governo chinês, alegando que Pequim reteve informação relevante sobre a propagação do novo coronavírus, que aumentou os riscos da crise sanitária global.

Recorde-se que os Estados Unidos registaram 1.297 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 101.573 o total de óbitos no país desde o início da epidemia, indicou um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Os Estados Unidos contam mais de 1,7 milhões de casos confirmados, desde final de fevereiro, altura em que se registou a primeira morte no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório