Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bebé nasce nos EUA com duas bocas, num caso extremamente raro

Menina foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. É o 35.º caso registado em mais de 100 anos.

Bebé nasce nos EUA com duas bocas, num caso extremamente raro
Notícias ao Minuto

19:56 - 29/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma condição de saúde extremamente rara, sendo o 35.º caso registado desde 1900, de acordo com o ScienceTimes.

Os médicos identificaram o problema num exame feito durante o terceiro trimestre de gravidez da mãe, dando conta de "uma massa irregular", mas não conseguiram identificar a causa. Os primeiros diagnósticos incluíam um quisto, um distúrbio ao nível dos ossos ou um tumor.

Quando a menina nasceu, em Charleston, na Carolina do Sul, foi possível aferir que se tratava de uma "cavidade oral duplicada", uma condição que descrevem como "diprosopus", que causa a duplicação de algumas partes da cara.

Essa cavidade incluía um lábio, um conjunto de seis dentes e uma pequena língua, que se movia ao mesmo tempo que a língua normal.

Notícias ao MinutoCavidade oral abnormal incluía língua, dentes e um lábio.© Reprodução

Embora a condição tenha sido definida como inofensiva, não prejudicando a alimentação ou a respiração, a bebé foi submetida a uma cirurgia para remover a cavidade, aos seis meses de idade. A operação correu bem e a menina pode comer, respirar e falar normalmente, mas deixou de conseguir mover o lábio inferior.

O último caso semelhante registado, de acordo com a imprensa americana, aconteceu em 2011, com um bebé egípcio, que acabou por ser operado nos Estados Unidos. Também lhe foi removida uma segunda boca, que continha, um segundo conjunto de maxilares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório